03/10/2019 às 13h29min - Atualizada em 03/10/2019 às 13h29min

Os equívocos do governador João Doria sobre a Polícia Civil de São Paulo

Ao jornalista que o entrevistava, ele afirmou que os policiais civis receberam “as melhores armas do mundo”. Mas é preciso deixar claro que os equipamentos só foram entregues à Polícia Militar. Os policiais civis continuam trabalhando com armas que colocam em xeque a segurança de quem as carrega, pois algumas apresentam defeitos de fabricação que geram disparos acidentais, além de cerca de 40% dos policiais não terem coletes balísticos.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), demonstrou não ter pleno conhecimento da Polícia Civil do Estado que governa e apresentou informações equivocadas à população de São Paulo, durante entrevista à Globo News nesta quarta-feira (2). Quem assistiu à entrevista ficou com a impressão de que tudo vai bem na instituição: sete mil policiais estariam em formação com armamento de última geração na academia de polícia. Mas a realidade é bem diferente.

Ao jornalista que o entrevistava, ele afirmou que os policiais civis receberam “as melhores armas do mundo”, compradas por um terço do preço em um leilão internacional. Mas é preciso deixar claro que os equipamentos só foram entregues à Polícia Militar. Os policiais civis continuam trabalhando com armas que colocam em xeque a segurança de quem as carrega, pois algumas apresentam defeitos de fabricação que geram disparos acidentais, além de cerca de 40% dos policiais não terem coletes balísticos.

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo esclarece que, ao contrário do que afirmou Doria, não existem sete mil profissionais da instituição em formação na Academia de Polícia Civil de São Paulo, a Acadepol.

Neste ano, começaram a formação menos de 400 aprovados no concurso para a Polícia Técnico-Científica e Civil. O número está muito aquém do mencionado pelo governador e desejado pelo SINDPESP, que vem lutando há anos para recompor os quadros da Polícia Civil, que amargam um deficit de quase 34% do efetivo.

É equivocada também a informação dita pelo governador durante a entrevista de que a investigação e a prevenção dos crimes cabem à Polícia Técnico-Científica. A Polícia Civil é a instituição que tem a atribuição constitucional de investigar crimes. A Polícia Técnico-Científica, cujas atribuições não estão descritas na Constituição Federal, auxilia produzindo laudos e analisando evidências que são anexadas ao inquérito conduzido pela Polícia Judiciária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp