25/11/2022 às 10h56min - Atualizada em 25/11/2022 às 10h56min

Pix movimenta mais de R$ 60 milhões em apps de transporte regionais

Modalidade de pagamento já figura como segunda colocada na preferência entre passageiros, ficando atrás apenas do dinheiro em espécie, aponta levantamento da startup Gaudium.

Redação
O Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central, movimentou mais de R$ 60 milhões em transações de aplicativos de transporte regionais no período de janeiro a setembro de 2022, é o que mostra o levantamento da Gaudium, startup de tecnologia focada em mobilidade urbana e logística e dona da Machine, software para a criação de aplicativos de transporte e de entregas presente em mais de 1.400 cidades no Brasil.
 
Em abril, a empresa já havia identificado que o Pix ultrapassou os pagamentos com cartão de débito e crédito, ficando atrás apenas do dinheiro em espécie. Em setembro, aproximadamente sete a cada dez corridas foram pagas fisicamente. Ao todo, o dinheiro foi responsável por transacionar 66% dos pagamentos, já o Pix, 13%. O débito aparece com 12% e o crédito, com 7%.
 
“A preferência por dinheiro em espécie é cultural. Tanto que os aplicativos multinacionais foram obrigados a aceitar pagamento em dinheiro aqui no Brasil, o que eles não fazem em muitos países. Mas o dinheiro tem seus ônus, principalmente a insegurança por parte do motorista. Por isso, cabe a nós, que desenvolvemos tecnologia para o setor, fazer com que os pagamentos digitais sejam cada vez mais simplificados e popularizados”, ressalta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium.
 
Para o executivo, o Pix conquistou espaço pela simplicidade e praticidade para passageiros e motoristas. “É um meio que oferece mais flexibilidade financeira para os passageiros e existem menos chances dos usuários transferirem valores errados ou caírem em golpes. Para motoristas, o valor é creditado na hora e não é preciso pagar por taxa de maquininha”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp