23/11/2022 às 13h40min - Atualizada em 23/11/2022 às 13h40min

Como o conceito aberto pode ajudar a reduzir os custos da reforma

Saiba ter o espaço dos sonhos sem gastar muito!

Redação
Foto: Pixabay
Realizar uma reforma em qualquer imóvel além de ser um processo demorado, barulhento e cansativo também pode ser um grande problema para o seu bolso.
 
Antes de pensar em reformar é preciso estudar algumas possibilidades.
 
Comprar uma casa em Campo Limpo Paulista  e reforma-la pode parecer exaustivo e caro, mas com alguns planejamentos o processo pode ser facilitado.
 
Uma das recomendações para tornar esse processo mais simples é o conceito aberto que também ajuda a reduzir os custos da reforma.
 
O que é conceito aberto?
Antes de saber como inserir este estilo em seu imóvel é preciso saber o que é o conceito aberto.
 
A ideia de um conceito surgiu em Nova York nos anos 90.
O crescimento da metrópole e o debate sobre o mercado imobiliário levaram grande parte da população a investir na conversão de galpões industriais em suas próprias casas.
 
Com muita criatividade, os moradores começaram a explorar as possibilidades de manter o ambiente com pé direito alto e uma área total menor para que a casa ofereça maior mobilidade e aconchego.
 
Com isso, as reformas ganharam bons aliados como cortinas, paredes de vidro e divisórias com móveis próprios.
 
As cozinhas americanas, aquelas com bancada aberta entre a cozinha e a sala, são  exemplos tradicionais de conceito aberto.
 
Como o nome sugere, a ideia principal do projeto é reduzir o número de paredes e divisórias entre os cômodos, adequando o ambiente, o que permite a visualização da casa como um todo.
 
Como gastar pouco na reforma?
Renovar uma casa é um desejo de muitos brasileiros e gastar pouco durante o processo é uma forma de transformar um sonho em realidade.
 
Mas como reformar um imóvel gastando pouco?
Embora cada obra tenha um objetivo diferente, algumas diretrizes se aplicam a todos os tipos de reformas e podem ajudar a reduzir os custos.
 
O conceito aberto proporciona um custo a menos com móveis, dá mais luminosidade ao local, fazendo com que o gasto com energia seja menor, além de oferecer uma ventilação adequada no ambiente, evitando assim o uso excessivo de ar-condicionados ou ventiladores.
 
Além disso, por ser uma reforma de menor escala, não é necessária muita mão de obra. O conceito aberto pode ser vantajoso na pós-reforma, com custo de móveis e decoração menores, além de questões como energia que já mencionamos.
 
Toda reforma precisa de cuidados, entre as dicas mais importantes estão:
  • Planejamento;
  • Boa mão de obra;
  • Materiais de qualidade.
Nenhuma obra ou reforma pode ter sucesso sem um bom planejamento. É importante seguir o plano à risca evitar gastos desnecessários.
 
Outra dica para economizar é fazer um orçamento com mais de um profissional, afinal, a primeira oferta pode não ser a melhor opção.
 
Primeiro, converse com outros especialistas da região e veja quanto eles cobram. Além disso, tenha em mente um preço médio que você esteja disposto a pagar.
 
Além de criar mais de um orçamento, conte sempre com uma mão de obra qualificada.
 
Outro ponto muito importante é a qualidade dos materiais usados durante a reforma do imóvel.
 
Conseguir um desconto em produtos ruins não é uma boa escolha, porque aí você vai ter que comprar tudo de novo de outro fornecedor.
 
Por isso, tome muito cuidado na hora de escolher os materiais que serão utilizados na sua reforma. Não aposte em coisas sem qualidade só pelo preço.
 
Como fazer um espaço com conceito aberto?
O conceito aberto pode ser aplicado em diferentes cômodos da casa, como sala, cozinha, quarto e varandas.
 
O gasto médio para integração de ambientes pode variar, devido aos recursos e materiais utilizados, mas o valor é de aproximadamente R$ 18 mil.
 
A integração da cozinha é um dos trabalhos mais realizados para alcançar um conceito aberto nas residências.
 
Um conceito de cozinha aberta pode ser feito removendo a parede que separa a cozinha de outros cômodos, geralmente a sala de estar, sala de jantar ou corredor.
 
Ideal para quem gosta de cozinhar e se divertir, a cozinha em conceito aberto traz bastante funcionalidade, praticidade e modernidade ao imóvel, tornando o espaço o destaque da casa.
 
Para complementar o layout aberto da cozinha, você pode investir em uma bancada americana, uma ilha ou uma mesa de jantar que define seu espaço.
 
O preço médio para a criação de uma cozinha integrada vai depender do tipo de integração feita, do tamanho e dos materiais utilizados e gira em torno de R$ 20 mil.
 
As dicas para criar o conceito aberto ideal são:
  • Utilizar o mesmo tipo de piso em todo o ambiente;
  • Setorização por móveis;
  • Utilização de tapetes;
  • Teto e iluminação artificial.
Em um conceito aberto, é importante que a decoração da residência expresse toda a personalidade de seus moradores, sem abrir mão do conforto e praticidade que o dia a dia da casa exige.
 
Agora que você sabe mais sobre o que é o conceito aberto e quais são as suas vantagens,  ficou mais fácil de reformar sua casa com mais segurança.
 
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como o conceito aberto pode ajudar a reduzir os custos da reforma!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp