18/11/2022 às 21h01min - Atualizada em 18/11/2022 às 21h01min

Três estações da CPTM terão ação de saúde em referência ao Novembro Azul neste sábado (19)

Estações Dom Bosco, Guaianases e São Miguel Paulista vão oferecer serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, além de orientação sobre o câncer de próstata.

Redação
Neste sábado (19), os passageiros que estiverem circulando pelas estações Dom Bosco, Guaianases (Linha 11-Coral) e São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) terão a oportunidade de participar de ações de saúde e orientação sobre prevenção ao câncer de próstata.
 
A inciativa, promovida em referência à campanha Novembro Azul, acontece das 8h às 16h. Durante o evento, os alunos da área de saúde da instituição de ensino PROZ Educação oferecerão serviços de aferição de pressão arterial e glicose capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).
 
Além disso, haverá atendimento direcionado a dicas e orientações sobre os cuidados de prevenção ao câncer de próstata.
 
Campanha Novembro Azul em combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 
A próstata, que está localizada abaixo da bexiga, é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
 
Por isso, a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista e fazer os exames capazes de identificar alterações na próstata.
 
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.
 
Serviço
Ação de Saúde – Campanha Novembro Azul
Data: 19 de novembro
Horário: 8h às 16h
Locais:
  • Estação Dom Bosco – Linha 11-Coral
  • Estação Guaianases – Linha 11-Coral
  • Estação São Miguel Paulista – Linha 12-Safira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp