18/11/2022 às 11h43min - Atualizada em 18/11/2022 às 11h43min

As novas vozes do campo estão prontas para serem ouvidas

Participantes da sexta edição do Programa Nós Por Elas, do Instituto Crescer Legal, concluíram a produção dos boletins de rádio sobre temas voltados ao universo feminino. Certificação deve ocorrer no dia 8 de dezembro.

Redação
Foto: Junio Nunes/Participantes da sexta edição do Programa Nós por Elas, com a educadora Maria da Graça Vieira
No início do segundo semestre, sete egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, de três diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com idades entre 16 e 18 anos, toparam um novo desafio: participar do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. Em sua sexta edição, o programa iniciou em agosto com a parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul [UNISC] e foi realizado no formato híbrido. 
 
Segundo a educadora do Instituto que mediou as atividades, Maria da Graça Vieira, nesta edição as participantes se debruçaram sobre três temas, selecionados por elas: a romantização do ciúme; o que ouço sobre “ser mulher”; e os desafios de deslocamento das mulheres (para estudar, trabalhar, lazer). 
 
Depois de estudarem e debaterem sobre as temáticas, elas realizaram entrevistas e produziram roteiros elaborados com o apoio de profissionais da área de comunicação da UNISC, como é o caso do professor Alexandre Borges. Segundo ele, as discussões dos problemas abordados são essenciais e capacitam as jovens para um olhar e atitudes mais críticas no dia a dia, com potencial de liderar movimentos que sejam de conscientização de crescimento das comunidades rurais. 
 

O contato com a universidade, por si só, é um grande ganho para muitas dessas meninas, que vivem em uma realidade de escassas oportunidades de qualificação. O Nós por Elas, além de dar voz a essas meninas, valorizando-as, também objetiva desenvolver as jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, capacitando-as na área de comunicação para que sejam multiplicadoras do conhecimento adquirido em suas comunidades. 
 
As participantes serão certificadas no dia 08 de dezembro, em evento conjunto à formatura das turmas 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Já os boletins produzidos podem ser acessados no site do Instituto Crescer Legal. Como em outros anos, o material produzido também está sendo veiculado em programações de rádio de entidades parceiras, com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicatos. Em seis edições, 43 jovens, de 11 municípios gaúchos, já foram preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. Ouça os boletins produzidos em todas as edições. 
 

Programa nós por elas – A voz feminina do campo (2022) 
  • Ana Paula da Silva Furtado/Boqueirão do Leão 
  • Taiane Andreia Machado de Castro/ Herveiras  
  • Rafaela dos Santos Silva/ Passo do Sobrado  
  • Giovana da Silva de Moraes/ Passo do Sobrado  
  • Camila Schellin Goldbeck/ Canguçu  
  • Chaiane Römer Völz/ Canguçu 
  • Taissa Beiersdorff Böhlke/Canguçu  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp