11/11/2022 às 18h38min - Atualizada em 11/11/2022 às 18h38min

Educadores físicos da Prefeitura de Belo Horizonte – MG promovem atividades para 2,4 mil alunos das EMEIs

As aulas com metodologias do esporte educacional, vivência corporal e convivência social ocorrem uma vez por semana, durante 30 minutos, em 17 EMEIs.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Vilma Tomaz/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Cerca de 2,4 mil alunos com idade entre 3 e 5 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) participam de diversas atividades esportivas e de lazer. As práticas, realizadas pela equipe de educadores físicos da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, incluem habilidades como correr, saltar, lançar, agarrar, girar, rolar e chutar.
 
As aulas com metodologias do esporte educacional, vivência corporal e convivência social ocorrem uma vez por semana, durante 30 minutos, em 17 EMEIs. As atividades executadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio do programa Esporte Esperança visam estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, uma vez que estimulam a concentração, disciplina, participação corporal e interação social.
 
“Essas ações contribuem para o processo de educação e desenvolvimento integral dos alunos, uma vez que estimulam o conhecimento, autoestima e a superação” ressalta Petter de Figueiredo, gerente de Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
 
Já a educadora Vânia Machado, gerente de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, pontua que “as aulas contribuem para as crianças se expressarem de forma ampla através da linguagem corporal e exercitarem seus direitos de aprendizagem, por meio da convivência, brincadeiras, participação, expressão e conhecimento”.
 
Reforço no projeto pedagógico
Na Escola Municipal de Educação Infantil, no bairro Granja de Freitas, na regional Leste, cerca de 300 alunos frequentam as aulas esportivas e recreativas. Segundo a diretora Marilan Rosário de Almeida, os alunos constantemente manifestam a empolgação com as atividades. “As aulas tiram os alunos da rotina e inspiram os professores a se inovarem na promoção de atividades similares às praticadas pelos educadores físicos. Além disso, essas atividades reforçam nossas ações pedagógicas de estimular a coordenação motora e a autonomia das crianças.”
 
Creches
Além das EMEIs, as ações de esporte educacional são realizadas para 140 crianças de creches parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte:  Lar Terezinha Delamari, na regional Venda Nova e Creche Dora Ribeiro, Norte.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp