11/11/2022 às 11h42min - Atualizada em 11/11/2022 às 11h42min

Alvorada e shows marcam as comemorações dos 442 anos de Santana de Parnaíba – SP

As comemorações começam às 6 horas com o repicar dos sinos na igreja Matriz e a realização da alvorada pelas ruas do centro histórico.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Foto: Centro Histórico/Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Santana de Parnaíba – SP comemora, no próximo dia 14, 442 anos de fundação. A cidade é a segunda mais antiga da região metropolitana, sendo mais nova apenas que a Capital. As comemorações terão início às 6 hora com o repicar dos sinos na igreja Matriz, seguida pelo toque da alvorada, onde a banda percorre as principais ruas do centro histórico da cidade. Em seguida acontece a missa de aniversário da cidade e um café caipira. A festa terá ainda shows de Mato Grosso e Matias e João Bosco e Vinícius, a partir das 19 horas no centro e ao final grande queima de fogos.
 
O repicar dos sinos na igreja de Santa Ana, no centro histórico, a partir das 6 horas da manhã, no dia 14, marcam o início das comemorações dos 442 anos de Santana de Parnaíba. Em seguida a partir das 6h30 até às 7h30 tem início o toque da alvorada, onde uma banda de música percorre as principais ruas do centro histórico tocando marchas avisando a população do aniversário da cidade.
 
As nove horas, na própria igreja Matriz acontece a missa do aniversário da cidade e em seguida um café caipira junto a igreja ao final da missa para a população.
 
Shows
No período da tarde acontece música na Praça Especial, na Praça XIV de Novembro, no centro histórico, com Feira de Artesanato e apresentação da Banda Keys.
 
A partir das 19h30 acontecem shows no bolsão de estacionamento no centro, com apresentação de Danilo Gomes. Às 20 horas acontece o show com Mato Grosso e Mathias e a partir das 22 horas show com João Bosco e Vinicius.  
 
442 anos de História
Fundada em 1580, por Susana Dias, a cidade possui hoje uma população estimada em 145 mil habitantes (estimativas IBGE 2021) e é uma das cidades que apresentam o maior desenvolvimento na região metropolitana de São Paulo, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,856.
 
Com 290 imóveis datados dos séculos 17 e 18, o centro histórico de Santana de Parnaíba, forma o maior conjunto arquitetônico colonial existente no Estado de São Paulo, o que a coloca também como centro de atração turística. Os imóveis foram tombados pelo tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) em 1982 e posteriormente restaurados, transformando a cidade em um centro turístico da grande São Paulo.
 
Futuro Tecnológico
Atualmente a cidade possui uma educação totalmente municipalizada, que abriga mais de 35 mil estudantes da pré-escola até o ensino médio além de possuir unidades da Fatec e da Etec, assim como unidades de faculdades particulares.
 
Nos últimos anos a cidade tem investido na atração de empresas de TI e Datacenters, tendo 10 deles instalados ou em fase de instalação no município. A cidade tem investido na formação de mão de obra voltada para o setor e na atração de novas empresas. Neste sentido estão sendo investidos R$ 50 milhões, de recursos próprio, na implantação de um Parque Tecnológico com uma área total de 100 mil metros quadrados, na região da Alphaville. Dentro do projeto do Parque Tecnológico a Prefeitura de Santana de Parnaíba já implantou um Centro de Startup com capacidade de incubação de 60 empresas, sendo que cinco já estão instaladas no local. O Centro de Startup fica em uma área de aproximadamente 1 mil m², em uma área próxima do Parque Tecnológico.
 

Programação do Aniversário de Santana de Parnaíba – SP
06h – Repicar dos sinos da Igreja Matriz de Santa Ana – Centro Histórico
06h30 às 7h30 – Alvorada – percorre ruas do Centro Histórico
09h – Missa na Igreja Matriz de Santa Ana
11h às 12 – Será servido um café caipira na lateral da Igreja Matriz
15h – Música na Praça Especial com Feira de Arte e Artesanato com banda The Keys – Praça XIV de Novembro, ao lado da Igreja Matriz
 
Show – A partir das 19h
Local – Bolsão de estacionamento no centro da cidade
19h – Danilo Gomes
20h – Mato Grosso e Mathias
22h – João Bosco e Vinicius
Após os shows Queima de Fogos em comemoração ao aniversário de Santana de Parnaíba.
 
Toda a programação é gratuita.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp