05/11/2022 às 12h37min - Atualizada em 05/11/2022 às 12h37min

Consciência Negra: vernissage abre segunda edição da Exposição ‘=SOMOS=’ em Campo Limpo Paulista – SP

Estiveram presentes na Vernissage o Prefeito Dr. Luiz Braz (PSDB), o vice-prefeito Paulo Fávaro (Republicanos), o Secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha e demais autoridades municipais que compõem o secretariado da Prefeitura, além do artista plástico Paulo du'Sanctus, responsável pela curadoria da exposição.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Na noite da última quinta-feira (3) aconteceu no saguão do Paço Municipal de Campo Limpo Paulista – SP, a abertura da segunda edição da Exposição ‘=SOMOS=’ – Olhar Atento –, com o intuito de celebrar o Dia da Consciência Negra.
 
Estiveram presentes na Vernissage o Prefeito Dr. Luiz Braz (PSDB), o vice-prefeito Paulo Fávaro (Republicanos), o Secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha e demais autoridades municipais que compõem o secretariado da Prefeitura, além do artista plástico Paulo du'Sanctus, responsável pela curadoria da exposição. O vereador JC representou a Câmara Municipal.
 
A exposição abre a programação em comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro e o tema 'Olhar Atento', faz referência a Irene Vida Gala, advogada formada pela USP que atua com questões diplomáticas relacionadas ao Brasil e à África. Partindo desta temática, alunos da rede municipal de ensino fizeram desenhos e 23 destes foram selecionados, além de 10 cartas inspiradas na história de Esperança Garcia, mulher escravizada no século XVII que, em uma carta ao governo, denunciou os maus tratos sofridos por ela e seus filhos.
 
Além das obras dos alunos, obras de outros artistas também integram a exposição, como de Bru Yeah, Arima Rayana, José Maria Ferreira, Paulo du'Sanctus e Sueli Fonseca. Tudo isso fica exposto no saguão do Paço até o dia 18 de novembro e é possível visitar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
 
O curador da exposição, Paulo du'Sanctus, comenta sobre a importância de trazer uma compreensão ampla das narrativas que estruturam a cultura brasileira, promovendo eventos como estes, envolvendo os alunos. "Essa exposição foi pensada como uma maneira das pessoas ouvirem e serem ouvidas, trazendo a ideia da luta contra os preconceitos. Esperamos que as pessoas possam entender essa ideia, e claro, é uma oportunidade de motivar outras crianças a conhecerem e a entrarem para o mundo da arte", afirma.
 
A aluna da EMEF Bairro dos Pinheiros, Laura Carralero Rodrigues, 11, foi uma das selecionadas por ter desenhado o retrato de Chadwick Boseman, ator protagonista no filme ‘Pantera Negra’ (2018). “No filme, o personagem representa a luta do povo negro, então, na hora que fiquei sabendo da exposição e do tema, o nome dele veio na cabeça. Me empenhei e estou muito feliz pelo desenho ter sido um dos selecionados e estar no Paço Municipal para que todos possam ver”.
 

Programação completa
O encerramento do mês da Consciência Negra acontece no dia 19 de novembro, das 11h às 20h, no Complexo Esportivo Municipal com uma programação cheia de atrações:
  • 08h às 17h – Encontro Nacional de Capoeira (Ginásio do Nenezão)
  • 11h – Aulão de Dança com Cris Melo
  • 14h – Encontro Nacional de Capoeira (sala Multiuso)
  • 14h – Espetáculo AVOAPÉ – Coletivo Diário
  • 15h – Show Panela Preta
  • 15h30min às 17h – Campeonato de Best Trick (Pista de Skate)
  • 16h – Apresentação de Frevo das alunos da EE Frei Dagoberto Romag
  • 16h10min – Contação de histórias TACATCHICATÁ, A Lenda do Tambor
  • 17h – Show Negrex
  • 17h30min – Show 220 volts
  • 18h – Show Xuxo
  • 19h – Jazz Orquestra e Coral Griô
  • 20h – Show Felipe Flip
Durante todo o dia haverá praça de alimentação com produtores artesanais, além de feira de artesanato.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp