28/10/2022 às 17h30min - Atualizada em 28/10/2022 às 17h30min

Manaus – AM projeta crescimento na economia via construção civil

Com número elevado de expedições de alvarás para construções, município tem expectativa de ampliar geração de emprego e renda na capital por meio do setor.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manaus - AM
Foto: Márcio James/Prefeitura de Manaus - AM - Imagem aérea da cidade
De olho no otimismo do mercado da construção civil no Brasil, o município de Manaus – AM projeta um importante crescimento na área para os próximos meses. Dados da gestão municipal apontam que, em média, 114 mil metros quadrados de construções estão sendo licenciados por mês na cidade.
 
A construção civil tem impulsionado a atividade econômica brasileira e deve registrar crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta alta de 3,5% do setor neste ano, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus.
 
No município de Manaus, de janeiro de 2021 a setembro de 2022, mais de 2,4 milhões de metros quadrados foram licenciados em alvarás. Os números indicam um crescimento na construção civil que pode colaborar não só com a criação de novos empreendimentos, mas com a cadeia de geração de emprego e renda na capital.
 
A liberação de novas construções impulsiona diretamente a geração de empregos e movimentação da economia, já que a documentação é necessária para registro e venda dos imóveis. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que o mês de setembro abriu com número de admissões maior do que o previsto. De acordo com especialistas, o setor da construção civil é um dos principais responsáveis pela abertura de novos empregos formais.
 
"Precisamos ser ativos em acompanhar a movimentação econômica que acontece no cenário da construção civil, sobretudo no setor imobiliário. Mobilizamos as equipes municipais para que o processo de licenciamento fosse o mais ágil possível, para que consigamos aproveitar o bom momento econômico do setor. O objetivo é que Manaus se concretize como uma cidade atrativa para novos negócios", destacou o prefeito do município de Manaus, David Almeida.
 
"Segundo estudos analíticos da CBIC, isso significa mais de 30 mil empregos diretos e indiretos gerados na capital. Pelos indicadores de conjuntura nacional, a construção civil gerou cerca de 216 mil novas vagas, de janeiro a julho de 2022, segundo o Caged. E Manaus tem dado enorme contribuição para este mercado", completou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus, Carlos Valente.
 
Ainda segundo Valente, o avanço nas aprovações de processos da construção civil em Manaus está sendo provocado, também, por mudanças no fluxo de expedição de alvarás. Segundo o gestor do Implurb, foi adotada uma simplificação de procedimentos, que possibilita agilidade na tramitação dos processos e do atendimento ao público.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp