18/10/2022 às 19h13min - Atualizada em 18/10/2022 às 19h13min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG e UFMG realizam censo de população em situação de rua

Mais de 300 pesquisadores percorrerão as nove regionais da cidade, das 10h à meia-noite, devidamente identificados por coletes verdes, para a realização da pesquisa quantitativa, que, a partir de um questionário estruturado, buscará identificar o perfil atual dessas pessoas.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG realiza, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, o Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão nos dias 19, 20 e 21 de outubro. A pesquisa censitária vai quantificar a população em situação de rua presente na cidade, que ainda não é contabilizada por outros censos (como o do IBGE), e qualificar o planejamento e as políticas públicas intersetoriais e interinstitucionais que atendem e acompanham essas pessoas.
 
Mais de 300 pesquisadores percorrerão as nove regionais da cidade, das 10h à meia-noite, devidamente identificados por coletes verdes, para a realização da pesquisa quantitativa, que, a partir de um questionário estruturado, buscará identificar o perfil atual dessas pessoas. Esta será a primeira pesquisa do tipo que será georreferenciada e que contará com plataforma eletrônica para a coleta de dados. Entre as hipóteses colocadas para a pesquisa, estão o crescimento da população que usa as ruas como espaço de moradia e sobrevivência e, também, mudanças em relação ao perfil e aos hábitos dessa população. O tempo de permanência; maior número de famílias nas ruas; a faixa etária, o número de mulheres e pessoas LGBT estão entre os principais pontos a serem observados. Os trabalhos terão início nesta quarta-feira (19), às 9h30. As equipes vão se concentrar para saída na Faculdade de Medicina da UFMG, na Avenida Alfredo Balena, nº 190, bairro Santa Efigênia.
 
O prefeito Fuad Noman (PSD) afirmou que a partir dos dados levantados será possível construir políticas públicas ainda mais assertivas, considerando as particularidades de cada grupo. “Se nós não conhecermos quem são, quantos são e por que estão nas ruas, nós não temos condições de fazer uma política pública específica”. Segundo Fuad, já a partir dos primeiros resultados, que devem ser conhecidos ainda este ano, será possível começar a definir estratégias para atender os grupos que forem identificados. “Política pública tem que ser focada, direcionada para o alvo específico. É isso que nós vamos fazer. Por isso a importância desta pesquisa, por isso nós associamos à ciência. Por isso procuramos uma entidade com a maior respeitabilidade”, disse.
 
O prefeito ainda destacou que os recursos para as políticas sociais na capital estão garantidos no Orçamento.  “Estamos dando início a um grande processo para vencer essa situação de rua, que não é uma questão de resolução rápida, de hoje para amanhã. É uma questão longa e delicada”, disse.
 
O levantamento, segundo o prefeito, dará ainda mais qualificação ao atendimento. “Nós não vamos abrir mão do respeito e da dignidade dessas pessoas e vamos buscar as melhores alternativas possíveis, pra que essas pessoas tenham um destino muito mais adequado do que viver em situação de rua”.
 
O secretário adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, José Crus, explicou que outro importante avanço trazido pela pesquisa atual é a realização de levantamento qualitativo complementar. “Frente aos indícios de que a emergência em saúde pública, ocasionada pela pandemia de Covid-19, tenha impactado a quantidade e o perfil das pessoas em situação de rua na cidade e, considerando a urgência da ampliação da perspectiva intersetorial das políticas públicas e sociais de atendimento e acompanhamento a esse público prioritário, é extremamente necessário que a Prefeitura de Belo Horizonte realize o Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão”.
 
Três pesquisas censitárias foram realizadas anteriormente, nos anos de 1998, 2006 e 2013, com foco na população em situação de rua no âmbito do município. O Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão inova ao tratar os dados a partir de uma perspectiva intersetorial, trazendo as diversas políticas públicas e sociais como Assistência Social, Saúde, Educação, Trabalho, Emprego, Renda, Habitação, Segurança Alimentar e Direitos Humanos para o centro das discussões, enfatizando o fomento à integralidade de proteção social.
 
As pesquisas anteriores apontaram uma mudança de perfil, demonstrando como o fenômeno da situação de rua é dinâmico e complexo. A Faculdade de Medicina da UFMG vai coordenar a execução da pesquisa e o professor Frederico Garcia destaca o quanto é importante a aproximação da academia deste movimento de construção e aprimoramento das políticas públicas. “A ida a campo da comunidade universitária é transformadora. Ninguém sai desta pesquisa sem afinar sua sensibilidade às questões e singularidades das pessoas em situação de rua. É uma grande honra para o Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde da UFMG realizar o Censo”, ressalta.
 
Para a realização do Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania firmou uma parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, via Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa – FUNDEP (vinculada à Universidade).  Também construíram e validaram a pesquisa parceiros técnicos e políticos como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Movimento Nacional de População de Rua e a Associação de Luta por Moradia Para Todos. Além de participar da construção da estratégia de pesquisa, os parceiros farão o monitoramento e a análise do Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão.
 
Todas as informações sobre o censo populacional estão disponíveis em pbh.gov.br/censopoprua.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp