10/10/2022 às 17h38min - Atualizada em 10/10/2022 às 17h38min

Projeto lança gibi que ensina história da Serra do Japi para jovens e crianças

Publicações foram distribuídas a professores e estudantes de educação ambiental em evento sobre o dia da árvore.

Redação
O Projeto Olhos da Serra reuniu professores de educação básica, professores e estudantes de pedagogia, docentes e alunos de áreas ambientais, com o objetivo de fomentar ações de preservação ambiental na Serra do Japi. No evento, foi realizado o lançamento dos gibis produzidos e materiais do Projeto “Pequeno Cientista da Natureza”, idealizados pela Fundação Serra do Japi, voltado às crianças a partir do segundo ano do ensino fundamental.
 
Vania Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi e idealizadora do projeto das histórias em quadrinhos, explica que são dois exemplares com histórias voltadas a públicos diferentes. “O ‘Conhecendo a Serra do Japi’ tem um conteúdo mais lúdico com o foco nas crianças. Neste gibi é contada a história da Serra do Japi desde o início e traz temas variados com linguagem própria para crianças por volta dos 8 anos”.
 
A outra história é para o público mais adolescente, estudantes do ensino fundamental e do médio. “No ‘Um dia na Serra do Japi’ os personagens são levados para dentro da reserva com um professor, que explica alguns pontos básicos do meio ambiente da área e o que os jovens podem fazer para preservar a natureza”.
 
Os dois exemplares contam com glossários para ajudar os jovens a descobrir novos termos e palavras que envolvam a fauna e a flora. Após o lançamento, eles serão distribuídos na Fundação Serra do Japi para educadores.
 
Mais do evento
O evento também contou com uma palestra do Professor Ivan Vanderley Silva sobre o comportamento do cidadão e das ações das instituições na preservação dos recursos naturais e sobre os seus valores. “Historicamente a relação do ser humano com o meio ambiente foi marcada pela exploração dos recursos naturais sem grandes preocupações com sua finitude. Entre os recursos explorados de forma inadequada estão às florestas, os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade e tantos outros recursos”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp