07/10/2022 às 15h05min - Atualizada em 07/10/2022 às 15h05min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG promove vacinação contra Covid e gripe na “Carreta Digital”

A primeira parada da “Carreta Digital” será na rua José Clemente Pereira, no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte – MG, onde a vacinação acontecerá na segunda-feira (10) e terça-feira (11).

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A partir da próxima segunda-feira (10), a “Carreta Digital” servirá como posto de vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos já convocados e contra a gripe para pessoas acima de 6 meses de idade. A medida é mais uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), para aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e a gripe na capital.
 
A primeira parada da “Carreta Digital” será na rua José Clemente Pereira, no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte – MG, onde a vacinação acontecerá na segunda-feira (10) e terça-feira (11).
 
Na semana seguinte, o posto avançado de vacinação vai para o bairro São Geraldo, na região Leste.
 
Além da “Carreta Digital”, a aplicação das vacinas segue sendo disponibilizada ao longo da semana em centros de saúde da capital e em pontos extras.
 
Confira os outros endereços e horários da vacinação contra a Covid-19 e a gripe.
 
Gripe
Em virtude da baixa cobertura vacinal, que atualmente está em 72,3% do público-alvo em Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte reforça o chamado para que toda a população acima de 6 meses seja vacinada contra a gripe. Até o momento, 558.060 pessoas já tomaram a dose, mas a cobertura indicada para garantir proteção da população é de 90%.
 
O imunizante contra a gripe é atualizado todo ano de forma a proteger a população contra os principais vírus que circulam na região. A vacina é inativada trivalente e garante proteção contra dois vírus influenza do tipo A e um vírus influenza do tipo B.
 
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que o imunizante pode ser aplicado de maneira simultânea com as demais, incluindo a contra Covid-19, e em qualquer intervalo.
 
Quarta e quinta doses 
Belo Horizonte ainda apresenta baixa cobertura vacinal referente à quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público já convocado, mesmo com ampla divulgação e ações promovidas pela Prefeitura.
 
Atualmente, somente 36,4% do público convocado para receber a quarta dose procurou um local de vacinação, segundo dados do último Boletim Epidemiológico. As aplicações de reforço são importantes para a manutenção da proteção de grupos de maior vulnerabilidade, reduzindo internações e prevenindo óbitos provocados pela doença.
 
O município reforça o chamamento para todas as pessoas de 40 anos e mais. A convocação também vale para quem tem alto grau de imunossupressão.
 
A Prefeitura ainda não convocou o público abaixo de 40 anos para receber a quarta dose da vacina contra Covid-19, aguarda a liberação da aplicação para esse público pelo Ministério da Saúde, o que acarretará o envio de mais imunizantes pelo governo federal.
 
As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
 
Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis legais, o termo de autorização para a vacinação da criança contra a Covid.
 
Imunocomprometidos
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, devem receber a quinta dose contra a Covid, as pessoas nas condições abaixo:
  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
No momento da vacinação contra a Covid, é preciso seguir as seguintes orientações:
  • Apresentar o cartão de vacinação;
  • Apresentar documento de identificação com foto e CPF;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;
  • Apresentar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original. 
Locais e datas da vacinação na “Carreta Digital”
 
10 e 11 de outubro
Rua José Clemente Pereira, nº 440 – bairro Ipiranga (Nordeste)
 
19 a 23 outubro
Praça Santuário São Geraldo – bairro São Geraldo (Leste)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp