06/10/2022 às 15h29min - Atualizada em 06/10/2022 às 15h29min

Vinhedo – SP contrata 56 médicos e amplia em 27% o número de profissionais da Rede Municipal de Saúde

Até o fim do ano, cidade vai contar com 208 médicos na cidade, 44 a mais do que a quantidade de 2020, sem contar o convênio com a Santa Casa.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
Vinhedo – SP está contratando 56 médicos para a Rede Municipal de Saúde, de março até o fim deste ano, entre substituições e novos profissionais, para ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas. Vinte e nove já foram contratados, através de concurso e processos seletivos, e outros 27 estão sendo chamados. Até o fim do ano, a cidade vai contar com 208 médicos na Rede Pública, o que representa aumento de 27% em relação a 2020, sem contar os que atendem pelo convênio da Santa Casa.
 
Em 2020, a cidade tinha 164 médicos na rede municipal e deve fechar este ano com 208, 44 profissionais a mais, ou 27%. O município realiza o atendimento na chamada rede básica da saúde, que inclui urgência e emergência, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 18 especialidades no Centro Médico de Vinhedo. Também conta com convênio para atendimento na Santa Casa.
 
De março, principalmente em junho e julho deste ano, foram contratados nove médicos plantonistas clínicos-geral, seis clínicos-geral de UBS, três psiquiatras, dois plantonistas de pediatria, dois ginecologistas, dois oftalmologistas, um otorrinolaringologista, um ultrassonografista, um cirurgião vascular, um geriatra e um neuropediatra.
 
Até o fim do ano, estão sendo contratados sete plantonistas clínicos-geral, quatro psiquiatras, três ginecologistas, três clínicos-geral de UBS, dois neurologistas, dois oftalmologistas, dois pediatras plantonistas, um geriatra, um infectologista, um médico de ultrassonografia e um pediatra de UBS.
 
“O objetivo é reduzir a espera em todas as unidades de Saúde do município. Hoje temos uma espera grande nas UBSs, ainda reflexo da pandemia, quando essas consultas tiveram que ser suspensas. Também temos registrado grande espera em algumas especialidades do Centro Médico. As contratações buscam justamente reduzir essa espera. Trabalhamos com a proposta de que, a partir do próximo ano, a espera média seja de um mês nas UBSs e no Centro Médico”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.
 
O prefeito explicou que as reformas do Transforma Vinhedo, programa de revitalização de 48 escolas e unidades de saúde municipais, vão contribuir para ampliar o atendimento. Ele comentou que a revitalização do Centro Médico foi iniciada há duas semanas e será construído no local um Centro de Oftalmologia, com cinco salas de consultas. Hoje funcionam no Centro Médico três salas de consultas. Oftalmologia é uma das especialidades com maior espera atualmente.
 
“Essas duas novas salas vão agilizar o atendimento dos pacientes de oftalmologia e todas as contratações vão agilizar o atendimento em geral na Rede Municipal, inclusive na UPA e no PA Capela, para onde estamos chamando 20 médicos plantonistas”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli. Segundo ele, a Rede Municipal de Saúde realiza em média, por mês, 5,5 mil consultas nas UBSs, 6 mil consultas com os especialistas e 12,5 mil consultas na UPA, PA Capela e 2,5 mil atendimentos de urgência e emergência pelo convênio com a Santa Casa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp