04/10/2022 às 16h54min - Atualizada em 04/10/2022 às 16h54min

Projeto GURI promove concertos com participação de Alda Bomfim na região de Presidente Prudente – SP

As apresentações gratuitas serão realizadas em Presidente Prudente – SP e Regente Feijó – SP nos dias 5 e 6 de outubro.

Redação
Foto: Célio Maciel/Doutora em Regência, Alba Bomfim é uma das convidadas da temporada de concertos
O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com destaque para a participação de artistas convidadas: Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino.
 
A programação de concertos ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão lives abertas ao público, contando um pouco sobre suas trajetórias.  “As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral.  Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas que têm como resultado 26 concertos. Para nossos 381 alunos e alunas participantes desses grupos e para o público que frequenta nossos concertos e assistem as transmissões ao vivo, essa ação afirmativa tem como objetivo aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.
 
O repertório dos concertos homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922, passando pelo Festival de Batuque, e, por fim, a celebração do Encontro de Música Popular. Além das apresentações e lives, as artistas convidadas ministrarão master classes e atividades exclusivas para alunas, alunos e para professoras e professores do Projeto GURI. As convidadas compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba – SP (Camerata de Violões), Bauru – SP (Banda Sinfônica), Franca – SP (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá – SP (Banda Sinfônica), Jundiaí – SP (Orquestra Sinfônica), Lorena – SP (Coro), Marília – SP (Percussão), Piracicaba – SP (Coro), Presidente Prudente – SP (Orquestra Sinfônica), Santos – SP (Camerata de Violões), São Carlos – SP (Big Band), São José do Rio Preto – SP (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba – SP (Coro e Percussão).
 
Ainda está previsto para este mês, no domingo (23) a apresentação do Coro do GR Lorena com a regente convidada Paula Castiglioni. O programa é uma homenagem ao centenário da Semana de 22 com obras de Villa-Lobos. Os eventos dos Grupos de Referência do Projeto Guri com regência feminina tiveram início em setembro com apresentação do Grupo de Percussão em Marília (SP). Na ocasião, dois espetáculos foram regidos pela percussionista e doutora em Música pela Universidade de São Paulo, Eliana Sulpício.
 
Grupos de Referência
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
 
Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.
 
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
 
Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos Guris que moram mais distantes do polo.
 
Integrantes que não possuem instrumento podem participar de um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas têm acesso a um instrumento musical para seus estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.
 
Serviços dos Concertos – Todos Gratuito
GR Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Alba Bomfim, regente convidada
Data: 5 de outubro, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Anfiteatro Municipal Regente Feijó
Endereço: Rua José Gomes, nº 558 – Regente Feijó – SP  
 
GR Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Alba Bomfim, regente convidada
Data: 6 de outubro, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 749 – Presidente Prudente – SP  
Transmissão ao vivo pelo YouTube
 
Serviço das Atividades Virtuais – Lives com transmissão ao vivo pelo YouTube
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp