28/09/2022 às 17h20min - Atualizada em 28/09/2022 às 17h20min

Prefeitura de Várzea Paulista – SP realiza formação sobre Sistema de Notificação de Violência

Cerca de 120 profissionais das pastas municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além do Conselho Tutelar, UPA e Escola de Música, aprendem sobre fluxo de atendimentos dos casos e escuta especializada.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Nesta quarta-feira (28), iniciou-se a formação Rede de Cuidados – Notificação de Violência, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), em parceria com as Unidades Gestoras de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Várzea Paulista – SP – duas turmas concluíram o curso. Ao todo, até amanhã, no auditório da Praça CEU, cerca de 120 profissionais – servidores municipais das três pastas e da Escola de Música, membros do Conselho Tutelar e profissionais privados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade – terão se capacitado. Entre os temas abordados estão o fluxo de atendimento e a ficha de notificação dos vários casos possíveis de violência.
 
“O objetivo é estruturarmos o sistema de notificação sobre a violência no município”, afirma a gestora executiva municipal de Desenvolvimento Social, Giany Póvoa.
 
Entre os profissionais envolvidos, estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, diretores escolares, gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e coordenadores dos equipamentos de assistência social.
 
Uma das mentoras do grupo, Giany explicou que o modelo com os fluxos de atendimento e fichas de relatório para os diversos órgãos nos quais os servidores trabalham foi apresentado, recebeu contribuições dos profissionais que têm sido capacitados e poderá ser aprimorado de acordo com a experiência desses agentes, ao longo da implantação, para que haja um padrão adequado de conduta. “A gente fez a construção do fluxo de atendimento e agora precisamos aperfeiçoar o sistema de notificação e registro”, relatou. “É algo sempre aberto e dinâmico”.
 
“A pessoa vítima de violência passa por vários serviços e é necessário que exista um registro adequado para que ela não tenha que repetir toda a história a cada atendimento”, explica outro dos mentores da capacitação, Luís Tofani e membro da Vigilância Epidemiológica da cidade. A outra mentora da formação é a coordenadora municipal de Saúde Mental, Sandra Silvestrini.
 
Todos os concluintes da formação, mais um dos cursos do programa municipal Qualifica Servidor, receberão um certificado da EGDS.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp