21/09/2022 às 23h09min - Atualizada em 21/09/2022 às 23h09min

Profissionais da saúde protestam contra suspensão do piso salarial da enfermagem

Lei que estabelece criação do piso para a categoria foi sancionada em agosto e suspensa no início de setembro. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo diz que medida é injusta.

Redação
Profissionais da área da Saúde de várias cidades protestam, nesta quarta-feira (21), contra a suspensão do piso salarial da enfermagem, sancionado em agosto, que estabelece o valor mínimo a ser pago para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras como remuneração por suas atividades.
 
Além da capital paulista, foram registrados atos também no Rio de Janeiro – RJ, no Recife – PE, em Belo Horizonte – MG, em Brasília – DF, em Natal – RN e em Salvador – BA.
 
No início de setembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei que estabelece o piso para que sejam analisados dados relacionados ao impacto financeiro para os atendimentos e aos riscos de demissões diante de tal implementação.
 

A decisão foi votada pelos demais ministros e mantida após o plenário virtual realizado na quinta-feira (15).
 
Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), James Francisco dos Santos, o piso é um direito que foi conquistado de maneira legal e democrática e sua suspensão é injusta.
 
“Consideramos injusta a suspensão do nosso piso, que foi devidamente aprovado pelo Senado, Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente da República”, afirmou o representante do órgão. Segundo ele, o impacto econômico da adoção do piso já foi projetado em um estudo feito antes da sanção da lei e seria de R$ 16 bilhões.
 

Além do Coren-SP, o Fórum Nacional da Enfermagem também participou da mobilização desta quarta-feira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp