24/08/2022 às 13h05min - Atualizada em 24/08/2022 às 13h05min

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – SP recebe maestrina Wassi Carneiro e pianista Mariana Virgilli

O concerto gratuito será realizado no dia 31 de agosto, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira – No programa, obras de Edgar Girtain, Clara Wieck Schumann e a 5ª Sinfonia de Beethoven.

Redação
Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí – SP
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – SP – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – receberá, na próxima quarta-feira, 31 de agosto, a maestrina Wassi Carneiro e a pianista Mariana Virgilli para um concerto no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30. O programa terá obras de Edgar Girtain, Clara Weick Schumann e a 5ª Sinfonia de Beethoven. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, aberta de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
 
O público poderá contemplar a obra “Cuatro Postres” (“Quatro Sobremesas”, em português), do compositor norte-americano e radicado no Chile, Edgar Girtain, com a regência da maestrina Wassi Carneiro. Como explica o musicólogo Giovanni Baldini, a obra traz peças que representam quatro saborosas guloseimas. “Torta de tres leches” é um “animato” burbulhante construído em um ritmo de ¾. “Waffle with Ice cream” um “moderato” mais triunfante e orgulhoso (e com um uso sofisticado dos sopros), “Créme Brûlée” um delicioso e delicado trabalho de contraponto que nunca perde agilidade e sinuosidade e “Apple Pie à la mode” um digno “finale”, sempre inspirado no ritmo das danças populares, que conclui uma obra fresca, leve e saborosa.
 
Na sequência, o programa traz “Concerto para piano op. 7 em lá menor”, com solo de piano de Mariana Virgilli. A obra foi composta por Clara Wieck, quando esta tinha, então, apenas 13 anos de idade. “É um impressionante exemplo de como a fresca inspiração possa juntar-se com uma escrita absolutamente madura, e mesmo que a influência de Chopin é muito clara, o ouvinte pode mergulhar em um fluxo melódico sem ter que perdoar alguma imaturidade (que poderia até ser compreensível por uma artista ainda adolescente). Essa obra é já preenchida daquele romantismo livre das rígidas estruturas clássicas, e o terno diálogo com o violoncelo no segundo movimento é arrepiante. O ‘Finale’, uma homenagem ao virtuosismo de Chopin, que ao contrário daquele de Liszt, fica sempre expressão de uma musicalidade autêntica e nunca espetacular”, destaca Giovanni Baldini.
 
O repertório finaliza com uma das mais famosas e tocadas obras de Ludvig van Beethoven: a “Sinfonia nº 5 em dó menor op. 67”, sob regência de Emmanuele Baldini. “Os quatro movimentos dessa Sinfonia podem ser vistos como uma grande viagem que a partir da batalha interior (primeiro movimento), passando pela serenidade pacífica (segundo movimento), parte a pouco a pouco para um impulso convencido (terceiro movimento) antes de decolar (quarto movimento) em direção do triunfo moral de quem soube ultrapassar as dificuldades e os obstáculos da existência, o que torna ainda mais ‘humana’ essa Quinta Sinfonia”, acrescenta Giovanni. 
 
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Também convidou solistas renomados como Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuele Baldini, entre muitos outros.
 
Seu coordenador e regente titular, Emmanuele Baldini, é Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli. Aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra, com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano. Recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA (2017) e foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos (2021). Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro Prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e europeias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Tem gravados mais de 40 CDs, entre outras importantes atuações.

Serviço
Concerto: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – SP 
Regente convidada: Wassi Carneiro
Pianista convidada: Mariana Virgilli
Coordenação e regência: Emmanuele Baldini
Data: 31 de agosto, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, nº 415 – Centro – Tatuí – SP  
Entrada gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp