15/08/2022 às 18h03min - Atualizada em 15/08/2022 às 18h03min

Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento de câncer em São Paulo, deixará de atender pacientes do SUS

Hospital disse que medida faz parte de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS, “que ameaça diretamente a existência da Instituição”. Prefeitura afirma que pacientes serão atendidos pelos demais centros municipais.

Redação
Foto: O Hospital A.C. Camargo, especializado no tratamento do câncer em São Paulo – SP/Divulgação
O Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano.
 
A Instituição decidiu não renovar o contrato com a prefeitura. Fundado em 1953, o hospital é mantido pela Fundação Antônio Prudente e recebe pacientes da rede particular e pública.
 
Em nota, a secretaria municipal da Saúde afirma que foi informada pela Fundação sobre a intenção de interromper o convênio a partir de 9 de dezembro.
 
A pasta alega tem realizado reuniões com a instituição a fim de avaliar a possibilidade da continuidade da assistência à população.
 
A secretaria da Saúde ainda afirma, entretanto, que assistência em oncologia aos pacientes da rede municipal seguirá por meio dos demais prestadores municipais do serviço na especialidade, como o Hospital Municipal (HM) Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho – Vila Santa Catarina, além de unidades reguladas por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços em Saúde (Cross), do Governo do Estado, em razão da complexidade da especialidade e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Readequação e defasagem da tabela SUS
Também por meio de nota, o Hospital A.C. Camargo confirmou o encerramento do convênio com a gestão municipal.
 
A medida faz parte de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS, “que ameaça diretamente a existência da Instituição”.
 
O A.C. Camargo afirma ainda que planeja expandir a atuação no setor público para além do município de São Paulo, por meio de parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de capacitação de profissionais da atenção primária e de hospitais para o atendimento do câncer.
 
“Para que essa movimentação seja possível, o atual convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento aos pacientes do SUS não será renovado”.
 
O A.C. Camargo diz ainda a grande maioria dos pacientes que contavam com o atendimento na unidade já finalizou seu tratamento oncológico e está em fase de acompanhamento clínico, e que realiza um trabalho de transição com a prefeitura.
 
“O A.C. Camargo garante a análise individualizada para cada paciente junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, construindo um plano de transição que minimize os possíveis impactos”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp