15/08/2022 às 17h22min - Atualizada em 15/08/2022 às 17h22min

Contabilizei comemora 9 anos com anúncio de mais de 50 mil clientes

Startup líder em abertura de empresas para empresários e autônomos se consolida como o maior escritório de contabilidade do país por meio de serviços de gestão empresarial.

Redação
Foto: Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei
A Contabilizei – maior escritório de contabilidade do país, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs – anuncia em seu nono aniversário mais de 50 mil clientes – micro e pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais -, espalhados em mais de 50 municípios do Brasil. A empresa que nasceu 100% digital notou a necessidade de se aproximar cada vez mais dos seus clientes por meio do atendimento multicanal e com horário estendido via WhatsApp, chat, telefone, assessor especialista dedicado aos segmentos ou presencialmente em espaços localizados nos shopping centers.

Desde a sua fundação, a startup mantém o compromisso com o empreendedorismo ao gerar no total aos seus clientes uma economia
superior a R$ 600 milhões em serviços contábeis ao longo dos anos. A Contabilizei revolucionou o setor ao desburocratizar a contabilidade com segurança e exercer a função de contador de seus clientes, calculando as guias de impostos e as responsabilidades com órgãos federais, estaduais e municipais. Tudo para mudar a vida dos clientes para que eles possam dedicar mais tempo aos negócios e à qualidade de vida.
 
“Apoiamos os clientes em toda a jornada: desde a abertura de CNPJ, conta corrente, pagamento de imposto com cartão ou parcelamento para maior comodidade, gestão financeira, entre outras soluções que garantam que todas as obrigações dos nossos clientes sejam entregues ao governo”, afirma o CEO e fundador da Contabilizei, Vitor Torres. “Se o cliente quiser, ele pode fazer a abertura do CNPJ sem sair de casa e, dependendo da região, a custo zero. É um caminho fácil e econômico que disponibilizamos ao nosso cliente - a complexidade fica nos bastidores conosco. Tudo para oferecer mais agilidade onde, quando, como e do jeito que o cliente precisar”.
 
Além de simplificar o acesso aos serviços, como emissão de notas fiscais na plataforma ou por um time específico, entrega de declarações e certificado digital, a companhia tem uma estrutura de gestão de negócios e consultoria para as demais necessidades dos clientes, com relatórios de desempenho financeiro, planejamento tributário, sistema de cobrança, pró-labore, folha de pagamento, acompanhamento de rotina bancária, consultoria a planos de saúde e odonto corporativos, conta digital PJ gratuita, cartão de crédito e empréstimos pré-aprovados para pessoa jurídica, entre outros produtos em desenvolvimento.
 
Origem da Contabilizei
A Contabilizei foi fundada em 2013, no município de Curitiba – PR, por Vitor Torres e Fábio Bacarin. Há nove anos, quando desbravava o empreendedorismo, Vitor enfrentou desafios para encontrar um serviço contábil que atendesse plenamente as suas expectativas. E foi assim que percebeu uma oportunidade de negócio. “Como empreendedor na época, eu tive dificuldades em contratar um contador de confiança, que me ajudasse com a parte tributária e contábil. O serviço prestado não era de qualidade e o preço era alto, cerca de um salário mínimo”, lembra o fundador.
 
Foi dessa experiência que Torres decidiu criar uma empresa que pudesse suprir a necessidade do mercado e tornar mais acessível os serviços de contabilidade para democratizar ainda mais o sonho das pessoas em abrir o próprio negócio ou ganhar mais autonomia no trabalho. “Sempre me identifiquei com tecnologia e quis trazer inovação para um setor considerado muito tradicional até então”, completa. No entanto, o início foi tímido e a empresa conquistou seu primeiro cliente pagante apenas um ano depois da sua fundação, em 2014.
 
“Naquele período, era eu que atendia aos clientes por telefone. Os empreendedores tinham o costume de ir até o contador, encontrar pessoalmente e resolver tudo de forma mais analógica. Por isso, nossa proposta enfrentou resistência no começo e demorou para ganhar
adeptos”, destaca o CEO. “Porém, a partir do momento em que as pessoas foram entendendo o nosso modelo de negócio, compreendendo que a burocracia e o custo que existiam antes estavam sendo solucionados por nós, a companhia foi crescendo ano após ano”.
 
Tecnologia a favor do progresso
A Contabilizei está sempre em busca de novas ferramentas para tornar o trabalho das pessoas mais eficiente e produtivo. Por ser um serviço de alto risco – que envolve as finanças dos clientes – não há espaço para erro, sendo necessários testes constantes antes de disponibilizar ao mercado e investimentos permanentes para manter a segurança criptografada. Na interação diária com a operação, são recebidos feedbacks dos produtos, que geram insights de evolução, como foi o caso do atendimento até às 22h. Também é possível identificar eventuais oportunidades de inovação, como tarefas recorrentes que podem ser melhoradas com inteligência artificial.
 
Atualmente, um contador tradicional precisa compreender o faturamento dos seus clientes, calcular guia de impostos, emitir notas fiscais, além de avaliar diversas outras fontes. Sozinho, ele conseguirá atender a 20 empresas simultaneamente, no máximo. Agora, com os processos digitais da Contabilizei, a tecnologia é usada para que o contador agregue mais valor ao invés de dedicar tempo em tarefas manuais ou repetitivas. Essa é uma forma de modernizar todo o setor, uma vez que o pioneirismo abre portas para outras empresas do segmento. A atividade segue humanizada e personalizada, pois não há substituição do profissional, mas sim mobilidade da função, tanto para o cliente quanto para a carreira do contador.
 
Um dos diferenciais competitivos da empresa é que grande parte dos processos repetitivos são automatizados, o investimento em tecnologia
coloca inovação onde não existe, o que permite ganhar capilaridade, reduzir custos e minimizar falhas. Também é possível conectar digitalmente aos municípios e estados brasileiros, o que propicia agilidade e confiabilidade em todo o processo. Existem programas de backend - em que a Contabilizei é referência -, que simulam a jornada do cliente e conseguem potencializar a experiência. Isso acontece no cálculo das guias de imposto e na hora de emissão das notas fiscais.
 
O boom do crescimento
A Contabilizei chegou em 2018 com 15 mil clientes, somente quatro anos depois da chegada do primeiro cliente, também quando entrou no ranking LinkedIn Top Startups. No ano seguinte, já com 344 colaboradores, a Contabilizei recebeu aporte de R$ 72 milhões em rodada liderada pelo Point 72 Ventures. Com a injeção de capital, a startup abriu a sua primeira filial em São Paulo – SP e criou pacotes de serviços.
 
No ano em que a Contabilizei aderiu ao formato de trabalho remoto em razão da pandemia, em 2020, a startup estava com 465 colaboradores. Em 2021, a companhia atingiu a marca de 30 mil clientes e 800 colaboradores. Entre 2021 e 2022, a Contabilizei lançou novos planos de serviços e soluções para os clientes. Atualmente, a companhia conta com mais de 1.000 colaboradores em todo país. Em 2022, também foi o ano em que a Contabilizei recebeu seu maior investimento: um aporte de R$ 320 milhões liderado pelo SoftBank.
 
De 1 a 50 mil: foco total no cliente
Ao longo dos anos, com uma estratégia de crescimento acelerado e consistente, a Contabilizei foi se organizando de maneira disciplinada na medida em que aumentava a sua base de clientes, investindo em automação, estratégias de growth, gestão de pessoas e capacitação profissional. “Como a maioria das empresas de tecnologia, nosso DNA está na inovação. Estamos sempre apresentando novidades aos clientes com o objetivo de ajudar o empreendedor no crescimento do seu negócio e, assim, movimentar a economia brasileira”, explica o vice-presidente de Canais e Novos Negócios, Guilherme Soares.
 
De acordo com o vice-presidente de Operações, Charles Gularte, a Contabilizei tem o cliente no centro do negócio. “O sucesso dele representa também o nosso sucesso. Tudo aquilo que fazemos ou pensamos em fazer precisa trazer algum benefício ao nosso cliente. Esse marco traduz essencialmente a nossa forma de trabalhar e o retorno dos nossos clientes mostram que estamos no caminho certo, como o selo RA1000 no ReclameAQUI, onde temos nota de 8,5 e todas as solicitações respondidas, 80% dos nossos clientes nos avaliam com
nota 9 e 10 e mantemos 95% de fidelidade com clientes renovando o contrato após 12 meses”, finaliza.
 
Para conseguir atender a demanda crescente, a companhia investe na estruturação de equipes com expertise em suas áreas de atuação e mantém programas de formação, trilhas de capacitação e programas de aceleração, como é o caso da iniciativa AceleraTech. A área está totalmente ligada aos objetivos do negócio e tem a carreira dos colaboradores como um dos principais pilares da empresa, que contrata pessoas em diversas áreas de conhecimento para atuar em variados modelos de trabalho, conforme a atividade e a necessidade de cada função.
 
Os guardiões e as guardiãs da Contabilizei, como são chamados internamente os colaboradores - porque são responsáveis em cuidar de toda a burocracia do cliente –, escolhem entre híbrido e presencial e, em parte das funções, o modelo pode ser 100% remoto. Os colaboradores estão espalhados por todo o país. Além dos escritórios físicos em São Paulo e em Curitiba, hoje também temos espaços de atendimento aberto ao público em shopping centers de SP, MG, RJ e PR. Inclusive, recentemente, no dia 22 de junho, foi inaugurado um novo Espaço Contabilizei no Shopping Mueller, em Curitiba.
 
Para o futuro, a Contabilizei continuará investindo em produtos e serviços que ajudem o dia a dia da jornada empreendedora do brasileiro e espera crescer na mesma medida, ano após ano. Além dos investimentos, a cultura, a visão de futuro e a gestão foram os grandes protagonistas desse movimento de transformação da startup.
 
“Existem ainda muitas oportunidades para abraçar e outros desafios a superar em um local de alta performance. Almejamos ser uma companhia centenária, que pensa em longo prazo”, reflete o fundador.
 
“Seguiremos resolvendo os problemas dos micros e pequenos empreendedores e buscando um país melhor para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro. E o segredo do sucesso estará na adoção de três C: confiança (ética, transparência e segurança), cultura (valores, missão e propósito) e cliente (satisfação, sucesso e sustentabilidade)”, aponta Vitor. “O que vem por aí tem como base o fortalecimento das nossas raízes e transcende os executivos. Estamos criando uma marca que fará ainda mais diferença. Afinal, somos o contador da nossa própria história”.
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