13/08/2022 às 10h17min - Atualizada em 13/08/2022 às 10h17min

Em ondas de demissões, a eficiência de comunicação da liderança tem impacto decisivo

O líder deve comunicar demissões de maneira mais humanizada e estar aberto a esclarecimentos.

Vivian Rio Stella
Na última semana, a Ebanx anunciou a demissão de cerca de 20% de seu quadro de funcionários, reafirmando uma triste tendência nas maiores startups do Brasil neste último semestre. Ao todo, as empresas que eram consideradas “unicórnios” (startups com grande valor de mercado), como Loft, QuintoAndar, Mercado Bitcoin e Shopee, demitiram quase 2 mil pessoas no país no primeiro semestre de 2022, devido a questões econômicas internas e internacionais. 
 
Especialmente nesses momentos difíceis, a comunicação na liderança tem um papel fundamental. Afinal, dar a notícia de uma demissão tem um grande impacto na vida do colaborador e de sua família.  Será possível amenizar o impacto numa comunicação como essa? Que tom deve ser utilizado na transmissão dessa mensagem?
 
“Primeiramente, o líder deve entender como o negócio é impactado pelas questões socioeconômicas, ter uma visão macro para definir as prioridades e tomar as melhores decisões”, aponta Vivian Rio Stella, fundadora da consultoria de comunicação VRS Academy. “A partir dessas decisões, o próximo passo é comunicá-las da melhor forma”.
 
Como exemplo de comunicação eficiente em momentos de crise, a VRS destaca o anúncio do cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, que precisou demitir 25% dos colaboradores da empresa em maio de 2020 e explicou sua decisão através de um e-mail.
 
“O que poderia ser mais um entre os diversos informativos de demissão em massa que foram provocados pela pandemia de Covid-19, tornou-se um exemplo de comunicação mais humana e empática para qualquer liderança, tal a demonstração de atenção e cuidado com as palavras”, destaca Vivian. “Planejar como comunicar uma mensagem difícil como uma demissão, envolve cuidado, clareza, empatia e tantos outros aspectos importantes para um líder”.
 
De acordo com a consultora, a mensagem foi clara, apresentou subdivisões e envolveu sete técnicas fundamentais para esse tipo de situação-problema: objetivos definidos na mensagem, explicação por meio de dados, demonstração de cuidado e atenção, clareza na escrita, apresentação dos próximos passos, disponibilidade para esclarecimentos e encaminhamento para conclusão. 
 
A análise aprofundada dessa comunicação está disponível no Drive de Conteúdo da VRS Academy, que pode ser acessado gratuitamente neste link. O material também conta com um Glossário e um Teste de Comunicação desenvolvido por Vivian Rio Stella, para que gestores e executivos avaliem se realmente escrevem de forma eficaz, seja por e-mails ou aplicativos de mensagens. 
 
“Dita de maneira adequada com o que o momento pede, uma mensagem difícil como uma demissão pode ser recebida e elaborada de forma mais consciente pelas pessoas mais impactadas. Assim os colaboradores demitidos podem seguir sem carregar o peso de palavras duras ou de uma atitude pouco humanizada de quem dá a notícia”, conclui a consultora.
 
Vivian Rio Stella é Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.
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