11/08/2022 às 17h30min - Atualizada em 11/08/2022 às 17h30min

Várzea Paulista – SP firma convênio histórico com a Associação Mata Ciliar

Agora, associação consegue dar melhor suporte e acolher animais silvestres sob risco; é o primeiro contrato da instituição com a Prefeitura de Várzea Paulista – SP.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Várzea Paulista – SP firma convênio histórico com a Associação Mata Ciliar
Agora, associação consegue dar melhor suporte e acolher animais silvestres sob risco; é o primeiro contrato da instituição com a Prefeitura de Várzea Paulista
 
A renomada associação Mata Ciliar e a Prefeitura de Várzea Paulista firmaram um convênio histórico, o primeiro da história entre as duas instituições, na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete do prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga (PSDB). Com a formalização, a ONG passa a ter mais e melhores condições de atender a cidade no acolhimento de animais silvestres em situação de risco presentes no município, como os casos dos bichinhos que fogem de queimadas, por exemplo. Representantes da Unidade Gestora de Meio Ambiente e da associação estiveram presentes na assinatura da parceria.
 
A ONG sempre atendeu a cidade dentro do possível, como fez na última quarta-feira (10), ao acolher um macaco sagui que sofreu descarga elétrica, mas agora será possível fazê-lo de maneira mais rápida e eficiente, o que permitirá salvar mais animais.
 
Para o presidente da Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos, é muito bom constatar que o prefeito e a administração municipal conhecem de fato o trabalho e apoiam a causa defendida pela associação. Ele também fez questão de elogiar os servidores da equipe de Bem-Estar Animal, atuantes nesse tipo de cuidado por parte da Prefeitura – esses profissionais são muito importantes e compõem, segundo Campos, o patrimônio ecológico da cidade, que tem como outros destaques a Serra do Mursa e o cultivo de orquídeas.
 

“Qualidade de vida para a população inclui o meio ambiente como um todo. Estamos aqui fazendo parte da história de Várzea Paulista. Ficamos felizes por isso e agradecemos à sua gestão a assinatura do convênio”, disse Jorge. “Muito obrigado! Estamos lá à disposição para a sua equipe, cujo trabalho não é fácil, mas que juntos conseguimos fazer”, complementou o presidente da Mata Ciliar. “Estamos aqui nessa parceria procurando desenvolver um trabalho que melhore as condições desses animais para que possam ter o conforto necessário sempre que necessário”, finalizou.
 
O prefeito agradeceu os trabalhos já prestados pela ONG à cidade e celebrou a conquista do contrato. “Que bom que conseguimos fazer um contrato! Várzea Paulista nunca teve esse prazer. Acompanho isso nos meus 30 anos de vida pública. Não poderíamos perder a oportunidade demonstrada pelo gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, da importância do convênio com a Mata Ciliar. Agradeço por, mesmo sem contrato, vocês já atenderem nossa cidade dentro do possível”, declarou Braga.
 
Afonso, que cuidou das questões contratuais ao longo das negociações para firmar o convênio, também comemorou o momento histórico. “Sou muito grato pela maneira como vocês se prontificaram a atender a equipe de nossa pasta, ao longo das tratativas, demonstrar todo o profissionalismo de vocês, e, agora, formalizarem essa parceria”, afirmou o gestor.
 

ONG se fortalece com a parceria
Segundo a coordenadora da associação, Cristina Harumi, homenageada com uma orquídea após as assinaturas do contrato, a formalização da parceria também ajuda a ONG no empenho para conseguir se manter com uma de suas sedes, em Jundiaí. “O convênio aumenta nossa força e é mais uma mostra da credibilidade e importância ambiental na região, como argumentos em nossa luta para nos mantermos em Jundiaí”, afirmou.
 
O vice-prefeito de Várzea Paulista, Fernando Pasqualino (Rede), é engajado em questões sociais há muitos anos e chegou até mesmo a auxiliar a veterinária da Prefeitura Nanci Martinuzzo, hoje membro da equipe de Bem-Estar Animal da cidade, em alguns resgates. “Dedicar a vida aos bem-estar dos animais é algo para todas as horas. Todo mundo que tem carinho pelos animais sabe que, ao receber um chamado, não sossega enquanto não é feito o resgate. É um prazer enorme firmar essa parceria; é um reconhecimento por tudo que já fizeram pela cidade”.
 

Outros passos importantes
A Prefeitura também tem investido em ações como a castração de um grande número de cães e gatos e está em tratativas para a licitação da reforma necessária à implantação do Centro de Bem-Estar Animal (Cebea).
 
Avise a Prefeitura
Para informar a Prefeitura sobre a presença de animais silvestres sob risco, entre em contato com a Guarda Ambiental, pelo telefone 153 ou 0800 770 0811. O atendimento é feito todos os dias, a qualquer horário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp