09/08/2022 às 15h42min - Atualizada em 09/08/2022 às 15h42min

TCU condena Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot a pagar R$ 2,8 milhões aos cofres públicos

Ministros do tribunal apontam pagamentos irregulares de viagens e diárias.

Redação
Nesta terça-feira (9), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a devolverem dinheiro gasto pela força-tarefa da Lava Jato. As informações são do Portal g1.
 
Os valores incluem gastos com diárias e passagens e, somados, chegam a R$ 2,8 milhões.
 
O relator, Bruno Dantas, apresentou o relatório nesta terça-feira e o texto foi aprovado de forma unânime, por 4 votos a zero. Outros sete procuradores foram julgados e inocentados.
 
O caso é apurado pelo TCU desde 2020. O relator e o sub-procurador do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, afirmam que houve irregularidades nos pagamentos de diárias e passagens, além de os gastos terem gerado dano aos cofres públicos.
 
Os ministros da Segunda Câmara do TCU entendem que os gastos da força-tarefa tiveram um “modelo antieconômico”, o que teria causado prejuízos. A avaliação é de que foi permitido o pagamento “desproporcional” e “irrestrito” de diárias, passagens e de gratificações aos procuradores.
 
Para os magistrados, também houve ofensas ao princípio da impessoalidade, por falta de critérios técnicos para escolher procuradores que fariam parte da operação Lava-Jato.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp