04/08/2022 às 12h23min - Atualizada em 04/08/2022 às 12h23min

Museu Índia Vanuíre realiza a “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”

Totalmente gratuita, a programação traz diversas atividades que abordam as tradições e culturas dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, indígenas do Oeste Paulista.

Redação
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã – SP, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 9 a 14 de agosto, mais uma edição da “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (data celebrada no próprio dia 9 de agosto)”.
 
O evento será presencial, sempre das 9h às 16h, trazendo representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. Eles vão desenvolver uma série de atividades abordando aspectos de suas tradições e culturas, por meio de oficinas, rodas de conversa, danças e muito mais. 
 
“A Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, é de extrema importância para toda a sociedade, como forma de ampliar reflexões e promover discussões sobre as questões indígenas na atualidade, além de promover o encontro de culturas diferentes, destacando a diversidade cultural existente no Oeste Paulista”, afirma Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.
 
Sobre o evento
A “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, foi criada em 2012, quando foram rememorados os 100 anos da “pacificação” Kaingang, no oeste de São Paulo, e é considerada um dos mais importantes eventos sobre o tema, no Brasil.
 
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi instituído por decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 9 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o planeta. Mais do que buscar a interrupção de ataques sofridos em seus territórios, o objetivo desse movimento também foi garantir condições de existência dignas aos povos indígenas preservando o direito à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos. 
 
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã – SP, e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp