31/07/2022 às 00h41min - Atualizada em 31/07/2022 às 00h41min

Confiança dos brasileiros nas urnas eletrônicas cresce, apesar de ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do Brasil. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Redação
A confiança no sistema eleitoral brasileiro cresceu, apesar dos recorrentes ataques de Jair Bolsonaro (PL) às urnas e fake news sobre supostas fraudes em eleições. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, 47% da população brasileira diz confiar muito na urna eletrônica. Outros 32% dizem confiar um pouco. O índice de credibilidade do sistema, portanto, chega a 79%.
 
A pesquisa foi feita entre quarta e quinta-feira na última semana. Outros 20% responderam que não confiam na urna eletrônica, enquanto 1% não soube opinar.
 
No último levantamento feito sobre o tema pelo Datafolha, em maio, 73% diziam acreditar na lisura do sistema eleitoral – 42% disseram confiar muito e 31%, um pouco. Outros 24% disseram não confiar, na ocasião.
 
A nova pesquisa mostra crescimento na confiança nas urnas, mesmo depois do emblemático ataque de Bolsonaro durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. Além de descredibilizar o sistema eleitoral, Bolsonaro também fez ameaças golpistas, na ocasião.
 
No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.
 
A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp