28/07/2022 às 09h51min - Atualizada em 28/07/2022 às 09h51min

Líder do governo Bolsonaro pediu dinheiro a empresário para ajudar a adiar portaria do Inmetro, diz relatório da PF

Senador licenciado, Eduardo Gomes nega a existência de irregularidades e afirma que pedidos de dinheiro foram “empréstimos”.

Redação
Jornal O Globo
Um relatório da Polícia Federal (PF) aponta a existência de mensagens indicando que o senador licenciado e líder do governo Jair Bolsonaro (PL) no Congresso, Eduardo Gomes (PL), pediu que um empresário realizasse depósitos bancários mediante a promessa de ajuda para adiar uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
 
Segundo o jornal O Globo, a troca de mensagens foi encontrada no celular do empresário Jorge Rodrigues Alves, que atua nos setores de construção civil e iluminação. Alves foi alvo da Operação Lavanderia, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro e fraudes em licitações no Tocantins. Gomes nega a existência de irregularidades e afirma que os pedidos de depósito se referiam a empréstimos.
 
Após encontrar comprovantes de depósitos a pessoas indicadas pelo parlamentar, a PF encaminhou, no dia 11 de julho, um relatório sigiloso à 4ª Vara Federal do Tocantins e solicita que o caso fosse encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver um parlamentar que tem direito a foro privilegiado na Corte.
 
“Há elementos para se acreditar que parte dos valores movimentados pelo grupo possa ter ido para o referido senador, por meio de Jorge Rodrigues Alves, como forma de manutenção de uma boa relação, assim como para o financiamento de campanhas políticas”, destacou o relatório dos investigadores. Ainda segundo a corporação, os pedidos de dinheiro feitos por Gomes somaram cerca de R$ 760 mil entre 2016 e 2020.
 
troca de mensagens apontou ainda, que, em abril de 2019, o empresário pediu ajuda ao parlamentar para atuar no adiamento de uma portaria do Inmetro que mudaria as especificações das luminárias usadas no sistema de iluminação pública.
 
A resposta positiva do pleito foi enviada pelo senador no dia 26 de junho de 2019, quando “Gomes encaminhou a Alves um e-mail no qual a presidente do Inmetro informava ao seu gabinete que a vigência da portaria seria adiada em três meses”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp