26/07/2022 às 10h38min - Atualizada em 26/07/2022 às 10h38min

PROTESTE dá dicas de segurança para compras online

Fazer compras online é prático e rápido, mas consumidores precisam tomar alguns cuidados.

Redação
As compras online têm se tornado algo cada vez mais comum, tanto para quem costuma comprar por impulso quanto para quem sempre pesquisa por preços. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, já que o isolamento social obrigou muita gente a recorrer ao comércio eletrônico para adquirir produtos, essenciais ou não.
 
Porém, em meio a esse crescimento nas compras e vendas online, também crescem as ameaças aos consumidores. Isso porque criminosos estão elaborando formas cada vez mais enganosas de roubar dados de clientes durante as transações de compra pela internet.
 
Por isso, é essencial tomar cuidado na hora de fazer compras online e evitar golpes e prejuízos financeiros. Para ajudar você nessa tarefa, comentaremos sobre os motivos para comprar pela internet, desde que tome algumas precauções para garantir a segurança no ambiente digital.
 
Utilize equipamentos seguros
Procure sempre usar o seu computador ou celular pessoal ao fazer compras online, já que equipamentos públicos podem ser acessados por terceiros e expor suas informações pessoais e financeiras.
Tome cuidado também com a rede de internet e evite usar conexões públicas de locais como lan houses, cafés e restaurantes, pois elas podem ser acessadas por criminosos.
 
Pesquise a reputação da loja
A reputação da loja é outro item que deve ser avaliado, já que uma empresa com avaliações negativas indica que a experiência de compra não é a melhor, o que evita dor de cabeça ou mesmo prejuízos financeiros.

Olhar comentários em sites de busca e redes sociais é uma maneira de encontrar pessoas que tiveram problemas com a marca. É possível realizar essa busca a partir do canal Reclame, da PROTESTE, que mostra reclamações públicas sobre as empresas para você avaliar se vale a pena ou não adquirir um produto ou serviço com determinada loja.

Leia a política de compra e privacidade
Os sites sempre devem informar a sua política de compra e privacidade de dados. Essas informações costumam estar indicadas nas páginas de compra ou em mensagens abertas em janelas menores, chamadas "pop-ups", que aparecem na tela da transação.

Confira quais são as políticas que as empresas adotam antes de seguir com a compra, assim você saberá como suas informações pessoais serão utilizadas e protegidas.

Verifique os selos de segurança
Sempre observe os selos de segurança e qualidade do site da loja que você quer fechar a compra. Olhe se a página começa com "https", já que a última letra indica a segurança do site, e se há um cadeado pequeno do lado do endereço eletrônico.

Essas informações indicam que a página tem os recursos técnicos necessários para evitar o acesso de hackers que podem tentar invadir o site para roubar informações pessoais de clientes.

Verifique a plataforma de pagamento
As plataformas de pagamento são recursos utilizados por lojas em suas páginas de compra e devem ser seguras e contar com selos de qualidade e segurança. Por isso, antes de finalizar uma transação, observe se a plataforma de pagamento contém os selos necessários. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp