21/07/2022 às 13h04min - Atualizada em 21/07/2022 às 13h04min

Lula tem 44%, contra 33% de Bolsonaro em pesquisa Exame/Ideia

De acordo com o levantamento, o petista venceria o atual presidente da República no primeiro e no segundo turnos.

Redação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de votos na corrida pelo Palácio do Planalto. Prestes a oficializar a candidatura pelo partido, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 33% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno, em pesquisa da Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21).
 
O levantamento ainda aponta o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o primeiro a oficializar a candidatura à presidência, nessa quarta-feira (20), em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. A pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet, aparece com 4%; e André Janones (Avante), com 1%. Os demais nomes não pontuaram.
 
Os números se mantiveram estáveis em comparação ao último levantamento. Em junho, Bolsonaro tinha 36%, e Lula, 45%.
 
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 1.500 pessoas, entre 15 e 20 de julho, por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.
 
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento mostra que o petista venceria com 47%, contra 37% de Bolsonaro.
 
Nos cenários testados pela pesquisa, além de Bolsonaro, Lula também venceria na disputa contra Simone Tebet e Ciro Gomes. Bolsonaro também derrotaria os dois candidatos.
 
Em relação à rejeição, o levantamento aponta que 46% dos eleitores não votariam de forma alguma em Bolsonaro, se a eleição fosse hoje, e 40% não votariam em Lula.
 
A pesquisa também mostra que 48% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Para 10%, a gestão é ótima.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp