20/07/2022 às 02h01min - Atualizada em 20/07/2022 às 02h01min

Santa Catarina hospedará o terceiro maior parque urbano do Brasil

O projeto, que integra novo empreendimento da Verde & Azul Urbanismo, prioriza a harmonia entre as pessoas e a natureza, em um local repleto de mata nativa e nascentes de cursos d'água.

Redação
Com 1 milhão de m² de área verde, o Parque das Orquídeas é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil. Está atrás apenas do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, no Distrito Federal, com 4.2 milhões de m², e do Parque do Ibirapuera, em São Paulo – SP, que conta com uma área de 1.584.000 m².
 
Essa área verde grandiosa, com densa floresta de Mata Atlântica, é o entorno do Reserva Royal, o maior e mais sustentável empreendimento imobiliário já lançado em Santa Catarina, previsto para ser entregue em 2024.
 
Na região de Tijucas e Porto Belo, o projeto foi concebido para preservar a biodiversidade brasileira, mantendo a integridade ecológica de uma antiga fazenda, uma propriedade repleta de árvores centenárias como a Canela-Preta, Peroba, Sapopema, Pau Óleo e Guarapari, além de outras espécies da Mata Atlântica.
 
O projeto prevê uma construção única, com espaços próprios para abrigar as associações de moradores e de Orquidófilos de Santa Catarina – haverá um parque orquidófilo, que deve ocupar 300 mil metros quadrados de área – e uma arena arte-cultural, que pode ser utilizada para realização de eventos, aulas ao ar livre para estudos e sessões de filmes.
 
A sustentabilidade é contemplada no projeto com diversas alternativas, como o processo de captação de água das nascentes, o aproveitamento da água da chuva nos jardins e a seleção de resíduos.
 
Trilhas, inclusive de arvorismo (na copa das árvores), e um mirante para observação da floresta, do mar e da cidade de Tijucas, tornam o projeto ainda mais sedutor. Até porque ele prevê a preservação e a recuperação da mata ciliar ao longo de um trecho de quase um quilômetro do Rio Santa Luzia, que faz limite entre Tijucas e Porto Belo. Essa área de aproximadamente 400 mil metros quadrados será destinada à criação de um parque ecológico intermunicipal.
 
Um corredor ambiental está projetado para alcançar o vasto maciço de Mata Atlântica localizado por trás das cidades de Porto Belo, Itapema e Camboriú. Com isso, muitas espécies de pássaros e répteis serão resgatadas, enriquecendo ainda mais a fauna já existente.

 
Ciclovia, academia ao ar livre, parque infantil, horta e pomar orgânico, quadras e espaços para esportes e áreas para os pets fazem parte do projeto, que tem como objetivo principal o desenvolvimento equilibrado e sustentável, com foco nas pessoas.
 
Segundo Luiz Carlos Gallotti Bayer, CEO da Verde & Azul Urbanismo, a ideia é que as pessoas tenham maior qualidade de vida e saúde em contato com a natureza e com a prática de esportes ao ar livre.
 
Bayer explica que sua família já tinha essa grande área há mais de 100 anos, uma fazenda com mais de 4,3 milhões de m², mas a ideia nunca foi apenas lotear o espaço. "Nossas raízes com a cidade e com a preservação ambiental nos levaram para outro tipo de planejamento, com um conceito que prioriza a harmonia entre as pessoas e a natureza, em um local repleto de mata nativa e nascentes de cursos d'água. Trabalharemos com um destino que vai resgatar a história de Tijucas, além de criarmos um dos maiores parques urbanos do país, aberto para toda sociedade", aponta Bayer.
 
O Parque das Orquídeas traz a assinatura de dois grandes parceiros, a Krebs Landscape Architecture e a Harmonia Verde Arquitetura de Lazer e Paisagismo. O nome foi escolhido para homenagear a flor símbolo de Santa Catarina, a Laelia Purpurata, a mais nobre das espécies de Orquídeas, levando em conta as instalações do orquidário no local.
 
Trata-se de um projeto inspirador, concebido para aliar o verde das matas ao azul das águas em uma das regiões mais valorizadas de Santa Catarina.O objetivo é garantir vida saudável para os futuros moradores, que terão à disposição a natureza exuberante de uma floresta com mais de um milhão de metros quadrados, em um parque aberto ao público.
 
As obras do empreendimento estão previstas para iniciar em julho de 2022, com prazo de execução de 18 a 20 meses para a conclusão da primeira fase. As duas primeiras fases, em áreas urbanas, serão desenvolvidas em 2022 e 2023 e em 2024 e 2025 já estarão implantadas. São 480 lotes na primeira fase, e 520 na segunda, horizontais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp