15/06/2022 às 09h48min - Atualizada em 15/06/2022 às 09h48min

Prefeitura confirma primeiro caso da varíola dos macacos no Rio de Janeiro – RJ

Segundo a pasta, trata-se de um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil em 11 de junho e procurou atendimento no dia seguinte.

Redação
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (15) o primeiro caso de varíola dos macacos no município do Rio de Janeiro – RJ.
 
Segundo a pasta, trata-se de um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil em 11 de junho e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte. O resultado positivo foi confirmado nesta terça-feira (14).
 
O paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio).
 
Todas as cinco pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas. O vírus da varíola dos macacos é da mesma família da varíola comum, mas menos grave e prevalente, e por isso as chances de infecção de grandes populações é considerado baixo.
 
A infecção viral já se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil. O primeiro caso de varíola dos macacos no país foi confirmado na cidade de São Paulo – SP.
 
O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp