13/06/2022 às 22h04min - Atualizada em 13/06/2022 às 22h04min

Motoristas de ônibus confirmam greve em São Paulo – SP a partir desta terça-feira (14)

Sindicato afirma que fará “greve com responsabilidade” devido a liminar na Justiça para garantir funcionamento do transporte.

Redação
Os motoristas de ônibus decidiram que farão greve na capital paulista a partir da zero hora desta terça-feira (14). O sindicato, no entanto, afirma que não fará uma paralisação generalizada devido à liminar judicial que garante o funcionamento de 80% da frota no horário de pico e 60% fora do horário de pico.
 
A entidade também ainda não deu detalhes sobre quais linhas serão afetadas. “Nós vamos fazer uma greve com responsabilidade. Estamos aqui estudando a forma”, afirmou o presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas de Ônibus (Sindmotoristas), Valmir Santana da Paz.
 
Entre os pedidos dos trabalhadores estão reajuste salarial de 12,47% mais aumento real, fim da hora de almoço não remunerada, participação nos lucros (PLR), fim do desconto no vale-refeição quando os trabalhadores entregam atestado médico e melhorias no plano de saúde. 
 
A categoria ameaça entrar em greve desde a semana retrasada. O sindicato já havia marcado o protesto para a última segunda-feira (6), mas adiou a paralisação em razão de avanço nas negociações com o sindicato patronal.
 
Segundo o Sindmotoristas, o julgamento do dissídio (decisão judicial) relativo à greve e aos salários está agendado para acontecer nesta quarta-feira (15), às 15h. As reuniões entre o sindicato, empresas e prefeitura são acompanhadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Segundo a Prefeitura de São Paulo – SP, existia o compromisso de que não haverá nenhuma paralisação sem que o TRT seja informado antes.
 
Prefeitura
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, lembrou nesta segunda-feira que obteve decisão liminar na Justiça do Trabalho, no dia 31 de maio, que determinou a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
 
“A liminar segue válida e a SPTrans espera que ela seja cumprida. A gestora irá monitorar a frota desde o início da operação”, afirmou a empresa municipal, em nota.
 
“A SPTrans continua acompanhando a negociação entre empresários e trabalhadores e espera uma breve resolução entre as partes, para que a população de São Paulo não seja penalizada”, concluiu a administração.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp