06/06/2022 às 13h52min - Atualizada em 06/06/2022 às 13h52min

18,1 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça-feira (7)

Primeira fase será aplicada por mais de 54 mil escolas de todo o país.

Redação
Mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira (7). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
 
As provas serão aplicadas e corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. O estudante terá duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
 
Alunos com necessidades especiais dispõem de três horas e meia para completar a prova. O regulamento da olimpíada está disponível no site. Os estudantes classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro.
 
A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível. As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase por meio do aplicativo da 17ª OBMEP (disponível no Google Play e na Apple Store) ou pelos correios, até 20 de junho.
 
Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.
 
A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.
Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr. como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp