03/06/2022 às 10h21min - Atualizada em 03/06/2022 às 10h21min

98% querem que vacina contra Covid permaneça gratuita a todos, diz Datafolha

Os percentuais dos que querem o acesso universal à vacina ficam entre 96% e 99% em todas as regiões, faixas etárias, raça, níveis de escolaridade e de renda.

Redação
Pesquisa Datafolha mostra que 98% dos brasileiros defendem que o governo federal continue fornecendo a vacina contra a Covid-19 gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população do país em 2023.
 
Os percentuais dos que querem o acesso universal à vacina ficam entre 96% e 99% em todas as regiões, faixas etárias, raça, níveis de escolaridade e de renda.
 
A única exceção, ainda assim com uma variação pequena, é no grupo com renda acima de dez salários-mínimos: 6% dos entrevistados dizem que o governo não deve fornecer a vacina gratuitamente.
 
O levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de maio. Houve 2.556 entrevistas em 181 municípios com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.
 
Embora ainda não tenha sido definido como será a vacinação contra a Covid no próximo ano, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vem sinalizando a possibilidade de que, no futuro, o imunizante seja destinado apenas a grupos prioritários, como gestantes, idosos e profissionais da saúde.
 
Adultos saudáveis receberiam, na rede pública, as vacinas excedentes. O desenho seguiria a linha das campanhas de rotina, como a da gripe.
 
Nesta semana, clínicas privadas de São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e Belo Horizonte – MG passaram a oferecer o imunizante da AstraZeneca, importado. O preço da aplicação deve variar entre R$ 300 e R$ 350 por dose, segundo a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCvac).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp