30/05/2022 às 14h23min - Atualizada em 30/05/2022 às 14h23min

Projeto de reciclagem inclusiva ganha destaque na Bienal do Lixo, em São Paulo – SP

Startup Green Mining e Ibema apresentam parceria para o projeto Estação Preço de Fábrica que pagará preço justo pela compra de papelão.

Redação
Uma iniciativa inclusiva e que paga o quanto realmente vale o material reciclável para os principais responsáveis pela reciclagem no Brasil: os catadores de rua e carroceiros. Essa é a Estação Preço de Fábrica, desenvolvida pela startup Green Mining em conjunto com o Grupo Boticário, e que ganha mais uma parceira para o projeto, a fabricante de papelcartão Ibema. As empresas estão na primeira edição da Bienal do Lixo, que acontece de 26/5 a 5/6 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo – SP, para apresentação desta nova fase.
 
O projeto Estação Preço de Fábrica, que já possui uma unidade em Carapicuíba – SP, tem revolucionado a forma de lidar com a reciclagem ao propor valores que são pagos pelas usinas de reciclagem, para qualquer pessoa que levar os materiais até a estação.
 
A nova parceria com a Ibema, lançada durante a Bienal do Lixo, será instalada, futuramente, na própria fábrica da empresa, em um programa que conta com a parceria da Prefeitura Embu das Artes – SP e do Consórcio Intermunicipal da região Sudeste (CONISUD). Todos os resíduos de papelão ou papel branco serão reciclados para a produção de papelcartão Ritagli, marca da Ibema que entrega uma embalagem com conteúdo pós-consumo rastreado por meio de tecnologia blockchain.
 
“Qualquer um pode fazer parte, queremos democratizar o acesso ao valor real dos materiais para qualquer pessoa, principalmente àqueles que dependem da venda dos recicláveis para o seu sustento”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining. “Ao encurtar os elos da cadeia, acreditamos que conseguiremos fazer o papelão, o vidro e outros materiais serem cada vez mais desviados dos aterros e, realmente, evoluirmos nos números da reciclagem do país”, complementa o executivo.
 
“Essa ação faz parte de um esforço maior da Ibema com relação à reciclagem”, destaca o diretor comercial da Ibema, Júlio Guimarães. “Os resíduos são um dos grandes problemas da sociedade global, tanto pelo descarte incorreto quanto pela ausência de uma cadeia estruturada que coloque em prática a economia circular por meio do reuso. Temos nos posicionado como recicladores e investido tempo e recursos em ações estruturantes que promovam o engajamento de diversos agentes de nossa cadeia em um movimento que traga resultados efetivos tanto no âmbito ambiental como social – e isso tem engajado, motivado e materializado para o nosso time o alinhamento com nosso propósito de embalar o futuro!”.
 
A Bienal do Lixo é um evento que propõe usar a arte a serviço da transformação positiva da sociedade e do resgate da vida sem desperdícios. Um espaço onde criatividade e informação se unem para explicar a força do nosso impacto e da nossa responsabilidade sobre o destino deste planeta.
 
Na Bienal do Lixo, artistas mostram como é fazer arte a partir do lixo, usando técnicas inovadoras para dar visibilidade a uma reflexão estética contemporânea e crítica dos nossos tempos. Oficinas de artes, mostra de cinema e atividades lúdicas vão sensibilizar crianças, jovens e adultos, em uma atmosfera contagiante, que resultará em aprendizado e novas atitudes.
 
A organização da Bienal ressalta que a entrada é gratuita, porém, é necessário retirar o ingresso no site do evento.
 
Bienal do Lixo
Data: 26/5 a 5/6/22
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, nº 2.001, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Entrada: Gratuita
Ingressos gratuitos no site clicando aqui.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp