27/05/2022 às 15h46min - Atualizada em 27/05/2022 às 15h46min

Mutirão de Castração para animais agendados ocorre neste final de semana em Vinhedo – SP

Cerca de 150 gatos e cães de famílias em vulnerabilidade social com agendamento e já chipados serão submetidos ao procedimento.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
A Prefeitura de Vinhedo realiza neste sábado (27) e domingo (28), no Parque Ecológico da Capela (Rua João Edueta, nº 450 – Paineiras), o primeiro de uma série de mutirões de castração exclusivamente para cães e gatos já agendados e microchipados pelo Departamento do Bem-Estar Animal. Não serão atendidos animais que não tiverem agendamento.
 
“Tanto a castração quanto a microchipagem são serviços muito importantes e gratuitos que estão sendo oferecidos à população vinhedense para que possamos diminuir os animais soltos nas ruas e garantir qualidade de vida aos nossos pets. Vinhedo é uma das únicas cidades do Estado a oferecer o procedimento de microchipagem gratuito e o Cidadão PET. Vamos avançar ainda mais neste ano e temos vários projetos, entre eles a primeira UBS Animal de Vinhedo”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.
 
Nesse primeiro mutirão, foram priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, cujos animais já estão inscritos no Cidadão PET e que já foram submetidos à microchipagem.
 
O agendamento da castração vem sendo feito desde o início do mês durante as microchipagens gratuitas que estão ocorrendo nos bairros. Um novo mutirão de castração está planejado para ocorrer no próximo mês, em outro bairro, com critérios a serem definidos.
 
Castração
Moradores de Vinhedo interessados em castrar gratuitamente o seu animal devem comparecer a um dos pontos em que estão sendo realizadas as microchiagens gratuitas com o seu animal e preencher a ficha de interesse. Pessoas de baixa renda têm prioridade, porém, vagas remanescentes serão ofertadas a toda população.
 
Nesta e na próxima semana, até o dia 3 de junho, a microchipagem está sendo realizada no Campo da Vila João XXIII (Rua Francisco de Assis, nº 115 – Vila João XXIII), das 9h às 11h e das 13h às 16h. Outras informações podem ser obtidas no WhatsApp do Bem-Estar Animal (19) 3836-3389.
 
Cuidados pré e pós-cirurgia
  • Idade para castração: de 5 meses a 5 anos;
  • Cadelas e gatas não podem estar prenhas nem amamentando, mas podem ser castradas dois meses após o parto, desde que os filhotes já tenham desmamado;
  • Jejum: retirar o animal da água sete horas antes e da comida oito horas antes da cirurgia;
  • Dar banho no cachorro ou cadela dois dias antes da cirurgia;
  • Animais não podem ter sido vacinados ou vermifugados um mês antes da cirurgia;
  • Animais devem estar bem de saúde e não devem estar em tratamento nem tomando medicamento;
  • Uso obrigatório de coleira e guia para os cães. Gatos devem ser transportados em caixas seguras;
  • O tutor do animal deve aguardar o fim da cirurgia no local;
  • O animal deve permanecer acompanhado nos dez primeiros dias após a cirurgia;
  • O cirurgião vai orientar os tutores sobre medidas pós-cirúrgicas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp