27/05/2022 às 12h01min - Atualizada em 27/05/2022 às 12h01min

Em ofício ao governo Bolsonaro, Petrobrás formaliza alerta sobre risco de desabastecimento de diesel

Conselheiros da empresa veem “descaso” do governo em relação ao problema.

Redação
Apesar de já tê-lo feito informalmente, a Petrobrás enviou ao governo de Jair Bolsonaro (PL) um ofício para formalizar o alerta sobre o risco de desabastecimento de diesel no Brasil, informa a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
 
Por meio de ofício, a diretoria da empresa enviou dados ao governo que justificam o alerta. Com o documento, a empresa se blinda de possíveis ataques de Bolsonaro. Caso a crise se instale, ele não poderá jogar sobre a Petrobrás a responsabilidade e alegar que não sabia do risco.
 
A escassez do combustível é uma das justificativas da empresa para defender a sua venda a preço de mercado. Qualquer alteração na regra, diz, poderá afetar a importação do produto e agravar a situação, que já é delicada.
 
As bombas ficariam secas justamente no terceiro trimestre, quando a demanda por diesel aumenta sazonalmente no Brasil e nos EUA. A época é a de maior exportação de grãos pelo país. Uma crise poderia afetar o PIB brasileiro.
 
O mundo passa pela mais grave escassez do combustível em 14 anos, por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia. O país de Vladimir Putin, que sofre sanções, é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Com estoques internacionais em níveis mínimos históricos, refinarias do Golfo dos EUA, que fornecem ao Brasil, por exemplo, começaram a redirecionar cargas para a Europa.
 
Conselheiros da Petrobras se dizem perplexos com o fato de o governo Bolsonaro até agora não ter apresentado ao país um plano de emergência para enfrentar uma provável escassez do diesel.
 
Eles definem a reação do governo como “descaso”. E dizem que já deveriam estar sendo desenhadas propostas de economia do combustível e de priorização de seu fornecimento para alguns setores essenciais – como os de saúde e distribuição de alimentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp