24/05/2022 às 09h45min - Atualizada em 24/05/2022 às 09h45min

Uberlândia – MG sobe em ranking e se torna a 22ª cidade do Brasil com maior potencial de consumo

Segundo a edição 2022 do IPC Maps, município é o 4º do interior do país e o segundo de Minas Gerais, com capacidade para consumir mais de R$ 26,4 bilhões em produtos e serviços.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação - PMU
Uberlândia – MG é a 22ª cidade do Brasil em potencial de consumo. O destaque faz parte da nova edição do Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros (IPC Maps), cujos dados foram liberados nesta terça-feira (24) pela IPC Marketing Editora. No ranking nacional, o município subiu uma posição em relação a 2021 (quando ficou em 23º lugar), estando à frente de 13 capitais (entre as quais estão Natal – RN, Florianópolis – SC, João Pessoa – PB e Cuiabá – MT, por exemplo). O mercado uberlandense é, ainda, o segundo lugar em Minas Gerais e 4º no interior do país. 
 
Conforme o estudo, a projeção para Uberlândia na aquisição de produtos e serviços, como mobiliário, eletrodomésticos e alimentação, é de R$ 26,481 bilhões. Em comparação com os R$ 22,296 bilhões apurados no último ano, o potencial de consumo local cresceu 18,77%.
 
"Esse resultado do IPC Maps é mais um indicativo da força econômica de Uberlândia. E mostra que não podemos deixar de lado o trabalho que temos conduzido, frente à Prefeitura, para que a cidade siga se desenvolvendo. Portanto, especialmente após dois anos de pandemia e em meio a um cenário econômico nacional e internacional crítico, é dessa solidez que precisamos para apoiar e incentivar o empreendedorismo e a atração de novos negócios", destacou o prefeito Odelmo Leão.
 
Destaques de Uberlândia
O IPC Maps analisa todos os 5.570 municípios do Brasil, com base em dados oficiais, por meio de recursos de geoprocessamento. No ranking, é apresentado, em números absolutos, a expectativa de desempenho do consumidor frente a 22 categorias de produtos. O trabalho ainda traça indicadores que permitem uma leitura mais ampla da economia, a exemplo das categorias de hábitos de consumo, faixa etária dos consumidores e perfil empresarial.
 
No caso de Uberlândia, o setor de habitação lidera a lista dos cinco principais produtos de consumo, com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões por parte da população. Na sequência, estão: veículo próprio (R$ 3,1 bilhões), alimentação a domicílio (R$ 2,2 bilhões), alimentação fora do domicílio (R$1,5 bilhão) e materiais para construção (R$ 1,09 bilhão).
 
O IPC Maps 2022 também mostra que o consumo per capita da população está estimado em R$ 37.774,14 por ano entre os residentes na área urbana. Entre os que vivem na zona rural, o consumo per capital anual é de R$ 16.629,76.
 
No geral, as classes socioeconômicas B e C são as principais consumidoras, concentrando, respectivamente, 39% e 37% de todo o potencial de consumo uberlandense. Juntas, as classes B e C correspondem a 76,5% do consumo da população.
 
Ainda de acordo com o IPC Maps, 60,5% das empresas atuantes em Uberlândia atuam no setor de serviços, com destaque para os segmentos de transporte, alimentação e saúde. O comércio (21,9%) ocupa a segunda posição, tendo no comércio varejista a aposta de 86% dos empreendimentos do tipo. Os setores da indústria (16,9%) e agribusiness (0,6%) completam a lista.
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