24/05/2022 às 01h36min - Atualizada em 24/05/2022 às 01h36min

Bolsonaro demite presidente da Petrobras após 40 dias no cargo

Ministério de Minas e Energia indicou o nome de Caio Mário Paes de Andrade, secretário de Desburocratização, para assumir o cargo.

Redação
O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, foi dispensado na noite desta segunda-feira (23) após permanecer apenas 40 dias no cargo. O governo de Jair Bolsonaro (PL) informou em nota publicada pelo Ministério de Minas e Energia que o executivo será substituído por Caio Mário Paes de Andrade.
 
Paes de Andrade é secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, e a indicação ainda precisa ser aprovada pelo conselho de administração da companhia.
 
Se aprovado, Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobras durante os 41 meses do governo Bolsonaro. Antes de Coelho, que assumiu o cargo em abril, passaram pela cadeira da estatal Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna.
 
Castello Branco foi indicado para o cargo antes mesmo da posse de Bolsonaro. Amigo de Paulo Guedes, o executivo ficou à frente da companhia até fevereiro de 2020, quando foi demitido por Bolsonaro, que criticava a política de preços dos combustíveis e o isolamento social que Castello Branco cumpria durante a pandemia.
 
Veja a nota completa do MME:
 
“Nota oficial – Presidência da Petrobras
 
O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.
 
O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.
 
Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.
 
Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.
 
Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.
 
Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp