22/05/2022 às 16h03min - Atualizada em 22/05/2022 às 16h03min

Deputado Wellington Moura de São Paulo diz que vai colocar cabresto na boca de parlamentar Mônica Seixas

Mônica Seixas (PSOL) pediu a cassação de Wellington Moura, (Republicanos) e de Gilmaci Santos (Republicanos que a chamou de louca. Moura disse que usou termo para se referir a ‘algo que controla’ e Gilmaci disse que estava em momento ‘acalorado’ da discussão.

Redação
Em uma sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira (18), o deputado Wellington Moura (Republicanos) disse para Mônica Seixas (PSOL) que iria colocar um cabresto em sua boca. O equipamento costuma ser usado na boca de cavalos.
 
Após isso, a deputada entrou com um pedido no Conselho de Ética da Alesp pedindo a perda de mandato de Moura.
 
“Houve ofensa à dignidade e decoro da Deputada Monica Seixas em sua forma mais vil e cruel que é utilizando uma ferramenta que pessoas negras escravizadas eram submetidas para que se calassem e servissem ao escravocrata”, diz o pedido.
 
A deputada também pediu a cassação de Gilmaci Santos (Republicanos), que no dia anterior, terça-feira (17), a chamou de “louca”.
 
Além disso, na tribuna da assembleia, ela denunciou falas transfóbicas de um terceiro parlamentar, Douglas Garcia (PTB).
 
Em nota, Moura tentou se justificar por ter usado este termo. “Quando me referi a deputada Mônica Seixas, me utilizei da palavra cabresto no contexto de dizer: algo que controla, contendo então as palavras dela na qual se utilizava para se manifestar ao deputado Douglas Garcia em um momento em que ela não poderia se manifestar (por questões regimentais)”.
 
Gilmaci confirmou que a chamou de “louca”, mas nega a agressão. “Nós estávamos no Plenário em um debate acalorado, e no meio da discussão eu realmente disse ‘você é louca’, mas no contexto ali da situação. Porém, em momento algum encostei na deputada Mônica Seixas, a agredi. Isso é uma inverdade! Vamos acionar a Justiça com uma representação civil e criminal contra ela, por injúria, difamação e mentira. Nós temos imagens do ocorrido, e no momento oportuno vamos apresentá-las”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp