17/05/2022 às 20h49min - Atualizada em 17/05/2022 às 20h49min

Estado de São Paulo volta a ter aumento de mortes por Covid; média diária vai a 53

Valor registrado nesta segunda-feira (16) é 76% maior do que o verificado há 14 dias.

Redação
A média diária de mortes por Covid-19 subiu para 53 no estado de São Paulo nesta segunda-feira (16). O valor é 76% maior do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta na pandemia segundo especialistas.
 
As novas internações pela doença também estão em alta no estado. Foram, em média, 214 pessoas internadas por dia na segunda-feira, aumento de 24% em relação a 14 dias.
 
Após dois meses seguidos de queda nas mortes, o estado voltou a registrar alta no indicador no início de maio. Nos dias seguintes, houve estabilidade nos registros. Desde a sexta-feira (13), no entanto, as mortes voltaram a ter tendência de alta.
 
Embora os valores tenham voltado a subir, as mortes ainda seguem em patamar bem mais baixo do que o registrado nos piores momentos da pandemia. No pico da contaminação em abril de 2021, o estado chegou a ter média diária de 890 mortes.
 
Para o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, a principal explicação para esse novo aumento é que parte da população ainda não está com o esquema vacinal completo.
 
“São os não vacinados que mantêm o patamar. O vírus continua circulando, então é fundamental que a população complete o esquema de vacinação. A vacina não interrompe a circulação, mas faz com que a chance de desenvolver quadro grave seja irrisória. Tem faixas etárias em que a perda de resposta da vacina é mais precoce, então tem que tomar as doses adicionais”, afirma.
 
Já os casos confirmados da doença apresentam tendência de estabilidade nesta segunda-feira (16). A média diária é de 3.741, valor 11% menor do que o registrado há 14 dias. Variações de até 15% estão no intervalo considerado como estabilidade para os especialistas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp