10/01/2020 às 02h38min - Atualizada em 10/01/2020 às 02h38min

Bolsonaro defende menos normas trabalhistas para “facilitar a vida do patrão”

“O patrão quando manda embora não é por maldade, é porque a pessoa não está trabalhando, está dando prejuízo, ou quer contratar alguém melhor”, disse Bolsonaro em sua live semanal no Facebook, ao defender o corte de direitos trabalhistas para “facilitar a vida dos patrões para dar emprego”.

Jair Bolsonaro (Sem Partido) defendeu, na noite da quinta-feira (9), cortes feitos nas normas regulamentadoras relativas à segurança no trabalho. Em sua live do Facebook, ele alegou que é necessário “facilitar a vida dos patrões para dar emprego”.

Como exemplo, Bolsonaro citou multas a empresas que atuam no corte de folhas de carnaúba para produção de cera em Matopiba, região cujo nome é formado pelos territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e, inclusive, abrange parte dos locais. Uma das multas seria pela falta de banheiro químico para os trabalhadores.

“O cara desce uma palmeira daquelas, de cem metros, pega um banheiro químico borbulhando de fezes, fecha a porta e tá (sic) oitenta graus. Vira um micro-ondas, e para fazer xixi. Tem cabimento isso? Tem cabimento multar por causa disso?”

Outra multa ironizada na live foi sobre a ausência de livro com marcação de ponto dos horários de trabalho.

“Não tinha livro-ponto para quem estava cortando cana no meio do mato, lá no meio do interiorzão, quarenta e cinco graus. O cara de sunga fica até suando na sombra e é multa no cara”, afirmou.

Bolsonaro declarou que as multas dificultam a vida dos empresários no país e que é necessário priorizar a criação de empregos: “Assim não dá para trabalhar no Brasil. Está desempregado um monte de cara (sic) que não vai mais cortar folha de carnaúba lá”.

Ele também saiu em defesa da redução da multa a ser paga por empresas em demissões sem justa causa.

“O patrão quando manda fora não é por maldade, é porque a pessoa não está trabalhando, está dando prejuízo, ou quer contratar alguém melhor. E tem gente reclamando. quem está reclamando: vá ser patrão. Nós tiramos 10% para tirar encargo”, explicou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp