16/05/2022 às 10h29min - Atualizada em 16/05/2022 às 10h29min

Governo de Jair Bolsonaro usa dinheiro do SUS para beneficiar políticos aliados

Dinheiro do SUS se transformou durante o governo Bolsonaro em instrumento de barganha política.

Redação
Jornal O Globo
O governo de Jair Bolsonaro (PL) entregou a aliados no Congresso o controle do dinheiro destinado a serviços de saúde nos estados e municípios.
 
Fonte de recursos utilizados para bancar compras de ambulâncias, atendimentos médicos e construção de hospitais, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) distribuiu em 2021 boa parte dos R$ 7,4 bilhões em emendas de relator a redutos eleitorais de caciques do Centrão, ignorando critérios técnicos. Segundo o relator do Orçamento deste ano, deputado Hugo Leal (PSD), o FNS se tornou um “instrumento de negociação” política. A informação é do jornal O Globo.
 
Parte dos pagamentos do FNS ocorre numa modalidade conhecida como “transferência fundo a fundo”. Segundo essa modalidade, o dinheiro do Orçamento vai para o fundo nacional e, de lá, é repassado diretamente para um fundo estadual ou municipal de saúde. Dessa forma, a verba indicada por deputados e senadores se mistura a outras fontes de recursos, o que dificulta a identificação dos gastos.
 
O uso de fundos municipais de saúde para desvio de dinheiro tem sido alvo de investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp