06/05/2022 às 20h12min - Atualizada em 06/05/2022 às 20h12min

Orquestra de Viola de Caipira de Franco da Rocha – SP recebe Prêmio Inezita Barroso na Alesp

A cerimônia foi conduzida pelo deputado Mário Maurici (PT), que preside a Comissão de Educação e Cultura, organizadora do evento.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Franco da Rocha - SP

A Orquestra de Viola de Caipira de Franco da Rocha – SP recebeu o Prêmio Inezita Barroso na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O cantor e compositor da cidade, Ranulfo Faria também foi homenageado na ocasião.

A cerimônia foi conduzida pelo deputado Mário Maurici (PT), que preside a Comissão de Educação e Cultura, organizadora do evento.

“Foi uma emoção muito grande. É a primeira vez que alguém ganha um prêmio dessa grandeza toda em Franco da Rocha. Nós e o Ranulfo fomos agraciados e esse feito vai ficar para história da gente para a vida inteira. Vai marcar a vida de cada um de nós com muito carinho” disse José Emílio, integrante da Orquestra.

Chegando a sua 5ª edição, o Prêmio Inezita Barroso homenageia artistas e personalidades que contribuem musicalmente com a cultura caipira do Estado de São Paulo. Na premiação, são indicados ou inscritos artistas e personalidades que se destacaram na sociedade pela contribuição à música caipira de raiz e qualquer outra forma genuinamente popular. A Orquestra de Viola de Caipira do foi inscrita na premiação pela Secretaria Adjunta de Cultura.

“A música e a cultura são elementos que envolvem as emoções das pessoas e por conta disso necessitam ser estimuladas mais vezes. Precisamos de pessoas, grupos, pessoas físicas, jurídicas e personalidades que incentivem a reprodução e a perpetuação dessa manifestação. A Inezita Barroso tem esse condão, esse valor, de dissentir dentre tantas, algumas pessoas, todo ano para que essa valorização prossiga sempre”, disse o parlamentar.

Inezita Barroso é o nome artístico de Ignez Magdalena de Aranha de Lima, nascida em 4 de março de 1925. Foi a primeira mulher a gravar música caipira e, em 1954, gravou o primeiro disco brasileiro só com compositoras mulheres. Além de ter sido uma das maiores intérpretes da música caipira, foi atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora e apresentadora de rádio e televisão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp