28/04/2022 às 11h42min - Atualizada em 28/04/2022 às 11h42min

Luís Roberto Barroso faz conferência sobre Liberdade de Expressão e Democracia em evento da FGV Direito SP e FGV Editora

Encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (2) e marca o lançamento da segunda edição da tradução da obra de Owen Fiss, “A ironia da Liberdade de Expressão”, pela FGV Editora e FGV Direito São Paulo. O autor participará do encontro por meio de um vídeo.

Redação
A Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP e a FGV Editora recebem no dia 02 de maio o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que irá proferir conferência sobre liberdade de expressão e democracia. O evento será das 9h30 às 13h presencial e as inscrições são limitadas no link. Será exigida a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.
 
O evento marca o lançamento da segunda edição da tradução do livro de Owen Fiss, "A ironia da Liberdade de Expressão", traduzido pelos professores Caio Mario da Silva Pereira Neto, da FGV DIREITO SP, e Gustavo Binenbojm, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
 
A fala do ministro deve contemplar o conteúdo da obra à luz dos desafios do Brasil contemporâneo no que se refere a liberdade de expressão. Na sequência, ocorrerão debates e comentários com os professores Caio Mario, Gustavo Binenbojm, Oscar Vilhena Vieira, da FGV DIREITO SP, Ronaldo Porto Macedo Jr. e Clarissa Piterman Gross, coordenadores da PLED.
 
Owen Fiss nasceu em 1938 e é professor da Yale Law School, onde leciona, entre outras, nas áreas de teoria do direito e direito constitucional. Fiss é um dos fundadores dos programas em América Latina e Oriente Médio da Yale Law School. Recentemente, ele recebeu o 2020 Henry M. Phillips Prize in Jurisprudence concedido pela American Philosophical Society, tendo se tornado o vigésimo sexto recipiente do prêmio desde a sua criação, em 1888. Ele participará do encontro por meio de um vídeo.
 
A Ironia da liberdade de expressão, lançado originalmente em 1996, tece algumas análises sobre a relação do Estado com a liberdade de expressão, o papel da imprensa e das artes e um cenário futuro. Para saber mais sobre o livro, acesse aqui.
 
Abaixo segue a programação:
Programação do evento “Owen Fiss e a Ironia da Liberdade de Expressão”
 
Horário Atividade
9h30 Recepção dos participantes com coffee break
9h50 Abertura
Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP
 
10h Palestra do Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF)
10h50 Debatedores e Comentários
Caio Mário da Silva Pereira, professor da FGV Direito SP
Gustavo Binenbojm, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP
Ronaldo Porto Macedo Jr., professor e coordenador da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP
Clarissa Piterman Gross, professora e coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP
 
11h50 Intervenção por vídeo do Prof. Owen Fiss, autor do livro "A Ironia da Liberdade de Expressão"
 
12h Perguntas do público
 
12h30  
Encerramento
Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP
 
Serviço
Conferência sobre Liberdade de Expressão e Democracia
Data: 02/05/2022
Horário: 9h30 – 12h30
Local: FGV Direito São Paulo – Rua Rocha, n° 233 – Auditório – Bela Vista – SP
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp