25/03/2022 às 23h10min - Atualizada em 25/03/2022 às 23h10min

Doria apresenta o primeiro trem da Linha 17-Ouro

Ao todo, 14 trens de monotrilho estão sendo construídos pela fabricante chinesa BYD.

Redação
O Governador João Doria (PSDB) acompanhou nesta sexta-feira (25) a apresentação online do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô. A videoconferência exibida no Palácio dos Bandeirantes mostrou imagens diretamente da China, onde o maquinário de transporte sobre trilhos é fabricado.
 
“A China é um dos nossos maiores parceiros comerciais. Este trem apresentado é uma solução inovadora e que foi desenvolvido especialmente para a Linha 17-Ouro do Metrô, que será uma das mais modernas e mais eficientes de São Paulo”, afirmou o Governador João Doria.
 

A composição é chamada de cabeça de série e serve de referência técnica para a fabricação de outras 13 que vão atender a futura linha. O monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.
 
O trem exibido na videoconferência está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen, e deve chegar a São Paulo até o fim do ano. Cada composição será formada por uma cabeça de série e cinco vagões.
 

Elas operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. O funcionamento pode ser totalmente automático, sem necessidade de operador, com a utilização do sistema Unattended Train Operator (UTO).

Cada trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas em condições confortáveis. Contará também com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmeras de monitoramento com gravação de imagens.
 

A construção da Linha 17-Ouro foi retomada pela atual gestão estadual, após a rescisão de contratos parados e novas contratações. As obras em andamento são finalização da via do monotrilho, construção do Pátio de Manutenção Água Espraiada e acabamento de sete das oito estações. A estação Morumbi, última deste trecho em construção, já foi concluída.
 
A Linha 17-Ouro terá 8,3 km de extensão total – incluindo trechos de manobras e pátio –, com oito estações que vão do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e conexão às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp