23/03/2022 às 11h00min - Atualizada em 23/03/2022 às 11h00min

Descarte de remédios é tema de projeto finalista da Febrace

O A.Fleming28, desenvolvido por alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, visa criar consciência ambiental em relação à destinação de medicamentos vencidos.

Redação
Foto: Roberto Sorin/Unsplash
Você sabe o local correto para descartar remédios vencidos? Um trabalho realizado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas – SP, constatou que, por falta de informação, muita gente descarta medicamentos de forma equivocada no lixo comum ou pelo esgoto. O resultado é a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além dos impactos na saúde humana e dos animais. Para alertar a população e contribuir com a solução desse problema surgiu o A.Fleming28, que está entre os finalistas da Febrace 2022.
 
“O A.Fleming28 promove a divulgação de informações para gerar consciência ambiental no que diz respeito à forma e locais corretos para o descarte de medicamentos, de maneira que esta ação não agrida o meio ambiente e afete ecossistemas”, explica Anita. A aposta no tema se deu após os alunos perceberem que eles próprios não sabiam o que fazer com os medicamentos vencidos que tinham em casa.
 
Usando o Instagram, o grupo compartilha conteúdos informativos, entrevistas com especialistas, além da evolução do trabalho acadêmico. A decisão de usar a rede social como um canal de distribuição de conteúdo foi baseada em dados. Pesquisa realizada pelo grupo apontou a plataforma como fonte para consumo de informações. “Percebemos que poderíamos usar uma ferramenta já existente, de forma simples, para divulgar esses conteúdos tão importantes para conscientização de todos”.
 
Segundo a estudante, o objetivo agora é levar informações para o maior número possível de pessoas. “Queremos ampliar o alcance do A.Fleming28. Buscamos o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de Campinas para que os conteúdos cheguem também à população que não tem acesso às redes sociais. Estamos projetando fazer panfletos para levar às farmácias”.
 
O grupo apresentou o trabalho desenvolvido em sala de aula nas feiras Bentotec Experience 2021, Mostra da 3M, Olimpíadas Científicas e Febrace – esta última, em andamento. 
 
Confira o vídeo de apresentação da proposta aqui.
 
Febrace 2022
Estudantes e professores de 18 Etecs representam o Centro Paula Souza (CPS) na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Ao todo, as unidades concorrem com 29 trabalhos.
 
O evento é promovido anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp), e apresenta trabalhos nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. Até dia 25 será realizada a mostra virtual de todos os projetos finalistas. No dia 26, ocorre a cerimônia de premiação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp