18/03/2022 às 22h25min - Atualizada em 18/03/2022 às 22h25min

Pedidos para infraestrutura e saúde são destaques em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Barretos – SP

Terceiro encontro realizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo reuniu prefeitos, vereadores e munícipes da região.

Redação
Foto: Marco Antonio Cardelino
As demandas nas áreas da infraestrutura e da saúde na região administrativa de Barretos dominaram a audiência pública do Orçamento estadual para 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (18), em Barretos – SP.
 
Presidida pelo deputado Dirceu Dalben (PL), a reunião organizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, atraiu prefeitos, vereadores e munícipes, e contou com a presença do presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e do deputado Enio Tatto (PT). O deputado Carlos Giannazi (PSOL) participou pela internet.
 
As audiências do Orçamento são o canal que a população tem para apresentar as principais necessidades dos municípios e suas sugestões para a aplicação dos recursos previstos para o orçamento do Estado.


Rodrigo Delfino, médico da Santa Casa do município de Ipuã, pediu aos deputados a destinação de recursos para a implantação de novas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) no município. “É uma Santa Casa singela, mas que atendeu 66% da população da nossa regional de saúde. Hoje os leitos da região já não suprem a população. Precisamos do apoio para dar continuidade nesse trabalho”, disse.
 
Prefeito de Palmares Paulista – SP, Lucas Assunção (PV) falou sobre a dificuldade das pequenas cidades da região de arcar com o custeio de ações voltadas para a saúde animal. “Hoje a gente não consegue recursos para custear a castração e a compra de medicamentos. É uma demanda que a região está se debruçando sobre”, afirmou.
 
Infraestrutura
O município de Barretos alcançou em 2021, após aprovação da Assembleia Legislativa de São Paulo, a classificação de Estância Turística. Durante a audiência realizada, os munícipes levaram suas reivindicações para a infraestrutura da cidade.
 
“Na última audiência discutimos a questão da Estância Turística de Barretos, o projeto andou e hoje a cidade alcançou graças ao trabalho dos deputados”, disse o vereador Rodrigo Malaman (PSDB) que, na ocasião, pediu também mais investimentos no aeroporto local. “O aeroporto de Barretos é subutilizado, mas tem capacidade de se expandir e se tornar um aeroporto internacional ou até mesmo aeroporto de carga”, disse.
 
“Precisamos criar uma proximidade da zona rural com o espaço urbano, e precisamos que nossas vicinais sejam asfaltadas para facilitar essa comunicação”, afirmou o vereador Adilson Ventura (PL).
 
O deputado Dirceu Dalben afirmou aos presentes ter como objetivo na Alesp a criação de novos municípios de interesse turístico (MITs) para maiores investimentos na pasta de turismo no Estado. “Nossa luta é mudar a legislação e aumentar a quantidade de municípios que possam ser interesse turístico, para contemplar municípios sem rebaixar os demais”.
 
Outras demandas
Durante a reunião, também tiveram pedidos para destinação de recursos para obras nas estradas estaduais, para a segurança e para a educação da região.
 
O presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Paulo Henrique Correa (PL), solicitou a criação de mais cursos para a Fatec de Barretos, inaugurada em 2021. “Uma pessoa formada pela Fatec tem a empregabilidade de 92%, pois os cursos são direcionados para a região. É questão do apoio de vocês para que a gente consiga”, afirmou.
 
Neste sábado (19) a Câmara Municipal de Guará – SP recebe, às 11h, a quarta audiência pública do Orçamento realizada pela Alesp.
 
Como participar
As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone “Audiências Públicas do Orçamento”, e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp