23/12/2019 às 15h50min - Atualizada em 23/12/2019 às 15h50min

O investidor do partido de Bolsonaro

Milionário, Luís Felipe Belmonte foi o 2° maior doador na eleição passada e hoje trabalha para criar o partido de Bolsonaro.

Principal operador político do Aliança pelo Brasil, o partido que Jair Bolsonaro (Sem Partido) tenta criar, o advogado Luís Felipe Belmonte dos Santos foi, até recentemente, filiado ao PSDB, fez doações para legendas de esquerda, como PCdoB, e atuou como advogado do empresário Luiz Estevão, que cumpre uma pena de 26 anos por fraudes na construção do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

Apesar de ter perfil que destoa do bolsonarismo clássico, Belmonte, de 66 anos, conquistou em pouco tempo um lugar no restrito circulo íntimo do clã e assumiu o papel que um dia foi do também advogado Gustavo Bebianno, hoje desafeto da família. No organograma do partido em formação, ele é o terceiro nome, abaixo apenas de Bolsonaro do senador Flávio Bolsonaro (Sem Partido).

Desconhecido dos bolsonaristas, Belmonte se encontrou pessoalmente com Bolsonaro em fevereiro, no almoço de aniversário do cantor Amado Batista. Na ocasião, o contato foi protocolar. O primeiro encontro de fato entre os dois se deu apenas no dia 19 de novembro, no Palácio do Planalto, e teve a participação dos advogados Karina Kufa e Admar Gonzaga, que assumiram a missão de definir o destino de Bolsonaro após ele deixar o PSL.(…)

Belmonte se filiou no ano passado ao PSDB e entrou na disputa pelo Senado como suplente do tucano Izalci Lucas, que foi eleito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o advogado doou R$ 1,48 milhão para a campanha. Izalci é hoje cotado para assumir um ministério, o que abriria espaço para Belmonte no Senado. A ideia é ventilada na cúpula bolsonarista.

“Me filiei ao PSDB porque estava junto com o Izalci, que me chamou para o partido. Foi uma questão estratégica. Eu respeito muito o PSDB. É um partido que tem bons quadros, apesar de eu não ser adepto da social-democracia”, afirmou Belmonte, que se desfiliou da sigla.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp