21/02/2022 às 10h06min - Atualizada em 21/02/2022 às 10h06min

Secretaria de Saúde de Vinhedo – SP orienta sobre vacinação em caso de sintomas gripais

Se for gripe, é preciso esperar os sintomas desaparecerem; no caso de coronavírus, imunização deve ocorrer após 28 dias dos primeiros sintomas.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
A Secretaria de Saúde de Vinhedo – SP orienta os moradores que a vacinação contra Covid-19 não pode ser realizada em pessoas com sintomas gripais. No caso de contaminação por gripe, é preciso esperar até os sintomas desaparecerem para receber a vacina. Se o paciente contraiu coronavírus, deve esperar 28 dias, a partir dos primeiros sintomas, para receber a imunização. Caso o morador não tenha feito o teste porque apresentou sintomas leves e não sabe se teve gripe ou Covid-19, é aconselhável aguardar os 28 dias.
 
Crianças que receberam qualquer vacina do calendário do Ministério da Saúde devem esperar 14 dias para receber a imunização contra o coronavírus. “Os intervalos são necessários para preservar o bem-estar dos moradores. Caso a pessoa tenha tido sintomas gripais leves e não sabe se teve gripe ou Covid-19, o melhor é esperar os 28 dias, por segurança. Se teve Covid, são 28 dias a partir dos primeiros sintomas para tomar a vacina e, no caso de gripe, tem que esperar passar”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.
 
A vacinação em Vinhedo continua sendo realizada esta semana para moradores com mais de 12 anos, crianças em geral de 9 a 11 anos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência (PCD). A vacinação para maiores de 12 anos está ocorrendo sem necessidade de agendamento no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, n° 125 – São Matheus). O polo funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 7h30 às 14h.
 
A vacinação de crianças de 9 a 11 anos em geral e de 5 a 11 anos com comorbidade e deficiência (PCD) deve ser agendada no link https://agenda-vacina-vinhedo.mitraonline.com.br, que estará disponível para o agendamento a partir das 13h desta segunda-feira (21).
 
As crianças com comorbidades e PCD estão sendo vacinadas com Pfizer e as crianças de 9 a 11 anos vão receber Coronavac, conforme as doses enviadas pelo governo estadual. Cada vacina tem sua logística específica de armazenamento e utilização.

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão e laudo. Crianças com comorbidade devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica. A Secretaria de Saúde solicita ainda que os responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação. 
 
Comorbidades
Diabetes Mellitus
Pneumopatia crônicas graves
Hipertensão Arterial
Insuficiência cardia
Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia Hipertensão
Síndrome coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatia e pericardiopatias
Doença da Aorta,dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatia congênita
Próteses valvares e dispositivo cardíacos implantado
Doenças neurológicas crônicas
Doenças renais crônicas
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Sindrome de down
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp