18/02/2022 às 15h52min - Atualizada em 18/02/2022 às 15h52min

Merenda de Vinhedo – SP tem vegetais, proteína animal, sucos naturais e frutas frescas

Para manter a excelência do cardápio, Prefeitura completa verba com mais de 100% do valor do repasse federal.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
Mais do que chef de cozinha de restaurante estrelado, as nutricionistas da Rede Municipal de Educação de Vinhedo – SP têm um trabalho que leva em conta não só o sabor das refeições, a harmonia dos pratos e a qualidade dos ingredientes, mas também o conteúdo nutricional adequado para as diferentes idades e fases de desenvolvimento dos estudantes. Os cardápios são cuidadosamente elaborados por faixa etária, incluem de duas a cinco refeições por dia e trazem opções de vegetais, proteína animal, frutas frescas e sucos naturais.
 
“A merenda municipal de Vinhedo é uma das mais completas e melhores entre as cidades brasileiras. Temos um cuidado especial na escolha dos ingredientes e elaboração dos cardápios para oferecer refeições de qualidade aos nossos estudantes. Nossas nutricionistas são muito criteriosas e, com a ajuda das merendeiras, supervisionam todos os ingredientes utilizados. A Prefeitura complementa os recursos do governo federal para que possamos ter cardápios de grande valor nutricional”, disse o prefeito Dr. Dario Pacheco (PTB).


A merenda escolar repleta de diversidade de Vinhedo também tem cardápios específicos para alunos com restrições a leite e derivados, a glúten e oferece alternativas alimentares individuais para escolares com diversas patologias. Segundo o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o cardápio é montado pelos nutricionistas, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para a aquisição dos gêneros alimentícios, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contribui mensalmente com uma verba federal. “Porém, para manter a excelência do cardápio, a Prefeitura completa essa verba com mais de 100% do valor do repasse federal”, explicou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. De acordo com ela, a definição dos gêneros alimentícios considera diretrizes do PNAE e necessidades nutricionais de acordo com a idade e período escolar.


Os produtos são adquiridos através de processo licitatório e de cooperativas de agricultores.  “O edital é elaborado com base na legislação dos alimentos e com uma descrição técnica detalhada para garantir a boa qualidade”, afirmou a secretária. Segundo ela, os produtos perecíveis são entregues duas vezes por semana nas escolas e passam por uma conferência de qualidade e quantidade, feita pelas merendeiras.

O cardápio do Ensino Fundamental tem duas refeições por período, lanche e almoço. O cardápio dessa turma inclui pelo menos três frutas frescas por semana e sucos naturais, além disso, conta com vegetais e proteína animal todos os dias. Na Educação Infantil, o período integral possui de 4 a 5 refeições diárias, com uma grande variedade de vegetais e pelo menos duas frutas ao dia. “Todos os cardápios atingem as recomendações diárias de micronutrientes e de vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e vitamina A”, afirmou a secretária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp