04/02/2022 às 17h57min - Atualizada em 04/02/2022 às 17h57min

Eduardo Bolsonaro liga acidente na obra do metrô de São Paulo à atuação de mulheres na engenharia

Acciona diz que estuda medidas judiciais após filho do presidente relacionar acidente na Marginal Tietê com fala de funcionária defendendo contratação de mulheres.

Redação
A empresa Acciona, que integra a concessionária que faz as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo – SP, divulgou uma nota repudiando as declarações misóginas e preconceituosas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) nas redes sociais, relacionando mulheres ao acidente em uma obra do Metrô na capital paulista.
 
No Twitter, o filho de Jair Bolsonaro (PL), usou um vídeo para relacionar a cratera provocada por um acidente envolvendo o tatuzão das obras da linha do Metrô na Marginal Tietê com uma entrevista em que Stefania Riciulli, coordenadora de comunicação da Acciona, defende a contratação de mulheres na empresa.
 
“‘Procuro sempre contratar mulheres’”, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc”, escreveu Eduardo Bolsonaro nas redes sociais.


A empresa divulgou nota de repúdio, afirmando que considerou o comentário “desrespeitoso”.
 
“A ACCIONA, como uma empresa que tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua política de ESG, lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais. A empresa considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras”, disse a empresa.
 
“A ACCIONA tem programas especiais de estímulo à contratação de mulheres, inclusive na área de construção, e se orgulha dos seus profissionais. A empresa estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso”.
 
O Instituto de Engenharia também divulgou nota de repúdio ao vídeo “que desmoraliza colaboradoras de empresa que atua nas obras da Linha-6 Laranja do Metrô” e o classificou como um “desserviço à sociedade”:
 
“O Instituto de Engenharia, entidade que há 105 anos congrega o bom exercício da profissão pelo Brasil, manifesta o total repúdio sobre o vídeo que desmoraliza mulheres que trabalham na Acciona, empresa responsável pela obra da Linha 6 do Metrô.
 
É inadmissível que esse tipo de mensagem seja compartilhada por qualquer pessoa. É um desserviço à sociedade, à evolução e um verdadeiro DESRESPEITO e DISCRIMINAÇÃO às profissionais envolvidas, quer engenheiras ou não.
 
O Instituto de Engenharia, por meio de seu Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia, pede por respeito. Esse é o ingrediente essencial na construção de um futuro melhor em qualquer esfera da sociedade”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp